Impulsocontrate a Impulso

Ajudando uma equipe em tempos difíceis

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CEO Sylvestre Mergulhão.


Sim… Estamos passando por tempos difíceis. 

Não bastassem todos os acontecimentos dos últimos dois anos, nossa bolha de tecnologia agora está assombrada por layoffs. Algumas fontes estimam cortes das ordem de 1.500 profissionais de tecnologia só no Brasil.

À medida que esses eventos locais e mundiais continuam a acontecer com frequência, é compreensível que as cabeças de muitos de sua equipe estejam voando por lugares que não necessariamente o trabalho. É uma questão natural do ser humano, mas que pode e deve ser endereçada pela liderança.

Afinal, ruminar e se aterrorizar não afeta em nada os acontecimentos exteriores. Já a inação decorrente de uma paralisia pelo pânico, essa sim pode afetar diretamente os resultados de uma empresa e ajudar a empurrá-la num precipício.

Como líder, o que você pode fazer para apoiar sua equipe agora? Como você equilibra a necessidade de compaixão para com as pessoas com a necessidade de ter o trabalho executado? Como evitar ficar preso em uma espiral de pensamentos negativos? Como se concentrar na ação do que precisa ser feito?

Reconhecer que esse estresse é uma resposta fisiológica natural ao sentir o mundo fora de controle é um primeiro passo. Mas esse estresse é como uma tempestade: independentemente do seu controle, ela chega, e, em algum momento, ela se vai, mesmo que o contexto em si não tenha mudado em nada. Então reservar um tempo para entender e lidar com suas próprias emoções fará você posteriormente ser mais capaz de apoiar sua equipe.

Em seguida, é preciso conversar com sua equipe para reconhecer o que está acontecendo. Fingir que está tudo bem ou apenas tentar trabalhar como se nada estivesse acontecendo não fará o elefante sumir da sala.

Simples de falar e difícil de fazer, como quase tudo que é importante.

Layoffs Brasil
Layoffs Brasillayoffsbrasil.com

O Layoffs Brasil é um movimento para ajudar profissionais de tecnologia a se recolocarem no mercado após desligamentos em massa decorrentes da crise.

Gestão de crises: agilidade, resposta e recuperação - Deloitte
Gestão de crises: agilidade, resposta e recuperação – Deloittemundocorporativo.deloitte.com.br

A Deloitte lançou recentemente a pesquisa “Cinco pilares de riscos empresariais”, que investiga os mais relevantes temas relacionados a gestão de riscos, controles e governança corporativa no ambiente de negócios do Brasil.

ESTRESSE
ESTRESSEwww.youtube.com

Um pequeno vídeo explicativo sobre o estresse e em até que nível ele é normal ou prejudicial. Compartilhado pelo canal Minuto Psíquico.

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”

Charles Chaplin

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍