Impulsocontrate a Impulso

Decifra-me ou… Eu acabo desmotivando!

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo da nossa COO Karine (Kari) Silveira.


Não é novidade para ninguém que o turnover no setor de tecnologia é alto… Com empresas de grande renome competindo por esses profissionais, isso só piora, mas o que você tem feito para contornar essa situação?

Aqui na Impulso uma das coisas que a gente faz — e funciona — é ouvir!

Parece pouca coisa, mas quando você para e dá a devida atenção para aquela pessoa que trabalha com você, isso é significativo.

Não vale só dar feedback sobre o trabalho, procure entender quem é essa pessoa, o que faz o trabalho dela ser motivador. Se você não decifrar essa pessoa, ela vai acabar desmotivada.

As motivações dessas pessoas é algo mais simples e acessível de conhecermos (quando há intenção e direcionamento para isso) do que a maioria pensa e o que me motivou (opa!) para essa conversa com vocês, na verdade, foi o desejo de compartilhar uma ferramenta bem legal que tem me ajudado muito a conhecer mais as minha pessoas, chamada Moving Motivators. Apresento já já!

É  um fato que estimular as motivações pessoais do seu time (e saber o quanto elas estão em alinhamento com o propósito da empresa) interfere fortemente nos resultados e, obviamente, no ambiente de trabalho.

E você só pode ajudar a desenvolver algo que conhece, né?! Então, é aí que entra a importância de abordar esse assunto com intencionalidade, planejamento e seriedade. Mesmo que de forma descontraída! Há uma série de maneiras de avaliar a motivação, e eu sigo acreditando que o melhor é a abordagem multidisciplinar. 

Pode ser através de dinâmicas interativas, bons e constantes one-on-one, criando e estimulando a proximidade ao longo da relação de trabalho e, graças à tecnologia, também através de recursos jogáveis.

Você já ouviu falar em Moving Motivators?

 É uma das ferramentas mais bacanas que eu conheço sobre o assunto. 

Trata-se de um jogo de cartas, que geralmente é feito individualmente, mas também pode ser aplicado como uma dinâmica de equipe, e que foi inventado por Jurguen Appelo, fundador do Management 3.0. O método foca bastante nos desejos intrínsecos, ou seja, nos objetivos individuais de cada pessoa do time. Mas também há motivações extrínsecas. 

Para isso ele traz cartões com os seguintes fatores: Curiosidade, Aceitação, Força, Parentesco, Objetivo, Honra, Maestria, Liberdade, Ordem e Status.

Como somos remotos, uso o Miro e criei a minha versão online do  Moving Motivators.

A ideia é que cada pessoa organize seus motivadores do mais importante para o menos importante e, claro, é possível descartar ou criar outros que não estão na lista. 

A partir da dinâmica, eu sempre converso com cada um para entender melhor cada escolha de carta e me aproximar ainda mais das razões que os motivam. 

Por último, vem a parte mais importante: entender como a Kari, gestora, e a Impulso estão contribuindo para que os motivadores dessa pessoa sejam atendidos – ou não, né. Também é importante saber quais motivadores estamos deixando de lado no nosso dia a dia como time e como empresa.

Conhecer o que motiva as nossas pessoas é a melhor forma de avaliar o quanto nosso ambiente está alinhado com os propósitos delas.

E aí, é claro… Gente motivada traz melhores resultados e permanece por mais tempo!

Lições de liderança do país mais feliz do mundo - Forbes
Lições de liderança do país mais feliz do mundo – Forbesforbes.com.br

Artigo da Forbes que fala da experiência do CEO da LogPoint, empresa de segurança cibernética da Dinamarca,  com a transição para um estilo de trabalho remoto e híbrido. O texto traz várias dicas legais sobre como desenvolver a felicidade no seu time.

Sua empresa não deveria buscar Lucro — Rafael Miranda
Sua empresa não deveria buscar Lucro — Rafael Mirandarafaelmira.com

Artigo muito legal do Rafael Miranda, sócio comigo aqui na Impulso, sobre como empresas devem buscar prosperidade ao invés de lucro. Sucesso e felicidade dos clientes, engajamento e felicidade de funcionários e relacionamentos de longo prazo entram em pauta quando ele fala sobre prosperidade.

Desenvolvimento de Soft Skills
Desenvolvimento de Soft Skillswww.youtube.com

Nessa palestra para o Festival CriaBrasil que ocorreu no ano passado (2021), eu trago diversas dicas sobre Desenvolvimento de Soft Skills para times de tecnologia e como fazemos isso aqui na Impulso.

“O teste final de agilidade é se você consegue manter todos os seus stakeholders felizes.”

Jurgen Appelo

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍