Impulsocontrate a Impulso

Empatia é Sinal de fraqueza?

Maria LuizaMaria Luiza

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados pelas lideranças da Impulso sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo da nossa Head de Cultura, Pessoas e Pets, Maria Luiza Viotti. Confira:

Recentemente, enfrentamos desafios na Impulso que nos fizeram experimentar a dor que a empatia pode nos provocar. Mas, NÃO – a resposta para a pergunta acima é “não”– empatia nunca foi e nunca será sinal de fraqueza.

Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que boas lideranças não podem ser vulneráveis, isso não é verdade!

A empatia é uma ferramenta poderosa para liderar e gerenciar equipes de maneira eficaz. E embora ainda exista uma cultura que valoriza uma liderança fria, inacessível e intocável, vemos crescer um movimento em defesa de um modelo de liderança humanizada, que vê a vulnerabilidade, muito mais como um ato de coragem e força, do que fraqueza.

O primeiro ponto a considerarmos é que liderança é, acima de qualquer coisa, um cargo, que assim, como qualquer outro, tem diversos desafios. Neste papel, experimentamos o desconforto de uma decisão difícil, de uma mudança de rota e, na maioria do tempo, temos o papel de ajudar a gerenciar as demandas das nossas pessoas, e não somente àquelas referentes ao trabalho.

Portanto, colocar-nos no lugar das pessoas é o que nos possibilita entender seus sentimentos e necessidades, significa cuidado genuíno com nossos times, significa respeitá-los, verdadeiramente.


Ter empatia, diferentemente do que alguns ainda acreditam, não se trata de desenvolver uma relação antiprofissional, muito pelo contrário, significa ter uma relação profissional e cuidadosa com as pessoas que você lidera.

A empatia é fundamental para cultivar relações saudáveis e, assim, reduzir o turnover, aumentar a retenção ​​e engajamento dos times. Pessoas satisfeitas compreendem, com maior facilidade, a necessidade da organização, da sua equipe e da sua liderança, o que é essencial para alcançar objetivos e metas.

Mas, por que começamos este texto falando sobre “dor” e vulnerabilidade?🤔

Porque, como seres humanos, somos vulneráveis ​​e ter coragem de expor isto é o que nos torna fortes. Não tenha medo de se preocupar com as pessoas que você lidera, mesmo que isso envolva “sentir a dor dessas pessoas”, isso não te torna menos importante ou menos profissional, pelo contrário.

Tente colocar em prática a empatia e veja como isso pode transformar seus times e ajudá-los a alcançar sucesso.

Por último e não menos importante, lembre-se: gerenciamos recursos e lideramos pessoas, não fechar nossos olhos às pessoas nos faz enxergar e conhecer pessoalmente nossos times. 😉

O que realmente é e como fazer Employer Branding?

No último episódio do People Tech, a Kari Silveira, Co-fundadora, Diretora de Operações e Cultura da Impulso e também a host, deste podcast, recebeu uma das maiores referências sobre o tema no Brasil, Caio Infante, especialista em Employer Branding, e vice-presidente, para a América Latina, da  Radancy.
🎧 Ouça agora mesmo

O poder da empatia:

“A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo” é um livro escrito por Roman Krznaric, que apresenta a empatia como ferramenta para transformar as relações interpessoais, liderança e a sociedade como um todo. É uma leitura importante para líderes que buscam entender e se relacionar melhor com as pessoas que lidera. Leia!

Liderança ruim: um problema maior que o turnover

Neste artigo, Rafael Miranda, co-fundador e CRO da Impulso fala sobre a urgência de preparação e melhor formação às lideranças. Ele apresenta dados e pesquisas que evidenciam o quanto lideranças ruins não só fazem as organizações perderem seus talentos, como também adoecem as pessoas! Leia e busque formações melhores para você e os demais líderes de sua organização.

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍