Impulsocontrate a Impulso

Fazendo menos e melhor!

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo do nosso CRO, Rafael Miranda. Confira:


Na semana passada encerramos nosso ciclo semestral de Planejamento Estratégico, em que toda a empresa participa do processo de definição/revisão de suas OKRs, iniciativas, ações e orçamento para o restante do ano.

Fiquei bastante feliz, pois nesse semestre teremos apenas 11 iniciativas estratégicas, somando todas as áreas da empresa.

Para se ter ideia, chegamos a ter 25 (!) iniciativas estratégicas definidas em planejamentos anteriores, sendo que a empresa tinha menos pessoas e menos áreas.

Mas, por que comemorar o fato de termos menos coisas para fazer? Pior ainda, quando temos mais pessoas na empresa hoje?

Porque fazer menos coisas, melhora (e muito!) o nosso:

  • Foco;
  • Cansaço;
  • Resultado final.

Foco

Nos tempos de hoje, em que nossa energia é pulverizada em uma infinidade de coisas, conseguir mais tempo para deep work é raro. O próprio entretenimento passou a ser diluído em coisas micro: stories de alguns milissegundos, vídeos de poucos segundos e séries de poucos minutos.

Numa organização, se reduzimos a quantidade de reuniões, planos, controles detalhados e acompanhamentos exagerados, significa que liberamos as pessoas para, efetivamente, trabalharem com foco e tranquilidade.

E quando surgirem urgências elas terão tempo livre para atacar o problema, rapidamente.

Cansaço Organizacional

Além do cansaço individual, que é mais facilmente percebido, geralmente desconsideramos o que chamo de Cansaço Organizacional, que é aquele momento em que praticamente todos os times estão cansados de seguir a rotina diária.

Existem várias formas de se tratar isso, e passa muito por investimentos na cultura, o DNA da empresa. Um destes investimentos, do lado dos processos de trabalho e governança é reduzir a quantidade de “burocracia” que as pessoas precisam lidar.

Aqui na Impulso, Iniciativas Estratégicas possuem um rigor maior de planejamento e acompanhamento, elas estão diretamente conectadas às OKRs. Fazemos registros e análises semanais de progresso, report e análise crítica quinzenal de gargalos e acompanhamento estratégico mensal.

É muita coisa. E reduzir a quantidade de itens, cria mais “folga” para as pessoas. 

Melhores Resultados

Se fizermos menos coisas, tendo a mesma quantidade de tempo, sobra espaço para fazermos melhor. 

Simples assim.

E ao somarmos os benefícios de um ambiente em que as pessoas estão menos cansadas e que têm mais tempo para focar no trabalho, os resultados chegam naturalmente.

É simples. Mas não é algo necessariamente fácil!

Exige muita confiança nas pessoas, uma cultura bacana, processos bem conectados e clareza de onde queremos chegar.

Mas, cultivar todas essas coisas além de ser, pessoalmente, muito gratificante, compensa também em ótimos resultados para a empresa!

Até a próxima! 

Por mais empolgante que seja o seu trabalho, você precisa tirar uns dias off
Por mais empolgante que seja o seu trabalho, você precisa tirar uns dias offtwitter.com

Nesta Thread que postei no Twitter, apresento uma série de dicas de como identificar os 4 pontos de atenção, que todo mundo precisa ter, para saber se é hora de parar um pouco e recarregar as energias.

Turnover: como reduzir a rotatividade de profissionais tech
Turnover: como reduzir a rotatividade de profissionais techwww.instagram.com

Nesta live, Sylvestre Mergulhão e Christiano Milfont conversaram sobre o impacto do turnover no mercado brasileiro e internacional, como lidar com isso e implementar práticas para reduzir a perda de bons profissionais da sua empresa. Assunto muito importante.

Vamos investir juntos na diversidade?
Vamos investir juntos na diversidade? www.linkedin.com

A Kari fez esse post, no Linkedin, falando sobre a iniciativa que lançamos recentemente em que subsidiamos em 80% o valor do nosso serviço, caso sua empresa queira contratar mulheres, pessoas negras ou 40+ conosco. Super vale a leitura para conhecer mais detalhes! ❤️

“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.”

Peter F. Drucker

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍