Desde o início da Impulso, adotamos uma política de dias off ilimitados porque sempre acreditamos que as nossas pessoas precisam ser protagonistas das suas carreiras, de suas vidas e terem autonomia para definir quando precisam de dias off, por qualquer que seja o motivo.
Em tudo que fazemos, partimos da confiança.
Confiamos em todas as nossas pessoas. Se não confiássemos, elas não estariam na nossa equipa (usando um pouquinho de Português de Portugal para variar).🇵🇹
“Kari, isso significa que cada um faz o que quer?” — Não é bem assim.😊
Temos algumas regrinhas, mas são bem poucas:
- Para tirar um ou dois dias off, é preciso avisar ao time e alinhar essas datas (a não ser que seja uma emergência), afinal, o time precisa saber que não poderá contar com a pessoa naqueles dias.
- Para uma quantidade maior (uma semana, um mês ou mais tempo) de dias off, sempre pedimos para avisar ao time com o máximo de antecedência, para que seja possível fazer hand offs tranquilos e nenhuma peteca caia durante a ausência da pessoa.
No final, tudo reside no alinhamento com o time.🥰
“Como controlamos?” — Não controlamos.
Nada de planilhas, aplicativos ou canais de ausência. 👀
“Então, tudo funciona perfeitamente bem?”
— Que nada!!🙃
Sabemos que nem todo mundo consegue simplesmente ir ao médico, ao cinema ou passar uma tarde com uma amiga durante o “horário de trabalho”. Sabemos que algumas pessoas estão cansadas demais e não se permitem o descanso. 😔
No final das contas, entram em jogo sentimentos como culpa e experiências vivenciadas em outros ambientes de trabalho. Além disso, temos um time altamente engajado nos desafios da empresa, o que é maravilhoso, mas pode acabar fazendo com que algumas pessoas estiquem a corda. E não queremos isso.
“Então, devemos passar a controlar a quantidade de dias off que cada pessoa tira? Estabelecer uma quantidade mínima de dias off por mês, por ano? Escolher um dia para todo mundo ficar off?”
— Não. Preferimos olhar caso a caso.
Lideranças conversando abertamente sobre isso, observando suas pessoas e sugerindo que tirem dias off, o time de Cultura, Pessoas & Pets reforçando a comunicação (com muitos exemplos) no onboarding e ao longo da jornada da pessoa com a gente.
Melhor do que impor algo, é ajudar as pessoas a equilibrarem suas vidas profissionais e pessoais da maneira que acharem melhor.