Ver perfil

Fazendo menos e melhor!

Impulso News
Fazendo menos e melhor!
Por Impulso News • Edição Nº75 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo do nosso CRO, Rafael Miranda. Confira:

Na semana passada encerramos nosso ciclo semestral de Planejamento Estratégico, em que toda a empresa participa do processo de definição/revisão de suas OKRs, iniciativas, ações e orçamento para o restante do ano.
Fiquei bastante feliz, pois nesse semestre teremos apenas 11 iniciativas estratégicas, somando todas as áreas da empresa.
Para se ter ideia, chegamos a ter 25 (!) iniciativas estratégicas definidas em planejamentos anteriores, sendo que a empresa tinha menos pessoas e menos áreas.
Mas, por que comemorar o fato de termos menos coisas para fazer? Pior ainda, quando temos mais pessoas na empresa hoje?
Porque fazer menos coisas, melhora (e muito!) o nosso:
  • Foco;
  • Cansaço;
  • Resultado final.
Foco
Nos tempos de hoje, em que nossa energia é pulverizada em uma infinidade de coisas, conseguir mais tempo para deep work é raro. O próprio entretenimento passou a ser diluído em coisas micro: stories de alguns milissegundos, vídeos de poucos segundos e séries de poucos minutos.
Numa organização, se reduzimos a quantidade de reuniões, planos, controles detalhados e acompanhamentos exagerados, significa que liberamos as pessoas para, efetivamente, trabalharem com foco e tranquilidade.
E quando surgirem urgências elas terão tempo livre para atacar o problema, rapidamente. 💪
Cansaço Organizacional
Além do cansaço individual, que é mais facilmente percebido, geralmente desconsideramos o que chamo de Cansaço Organizacional, que é aquele momento em que praticamente todos os times estão cansados de seguir a rotina diária.
Existem várias formas de se tratar isso, e passa muito por investimentos na cultura, o DNA da empresa. Um destes investimentos, do lado dos processos de trabalho e governança é reduzir a quantidade de “burocracia” que as pessoas precisam lidar.
Aqui na Impulso, Iniciativas Estratégicas possuem um rigor maior de planejamento e acompanhamento, elas estão diretamente conectadas às OKRs. Fazemos registros e análises semanais de progresso, report e análise crítica quinzenal de gargalos e acompanhamento estratégico mensal.
É muita coisa. E reduzir a quantidade de itens, cria mais “folga” para as pessoas. 
Melhores Resultados
Se fizermos menos coisas, tendo a mesma quantidade de tempo, sobra espaço para fazermos melhor. 
Simples assim.
E ao somarmos os benefícios de um ambiente em que as pessoas estão menos cansadas e que têm mais tempo para focar no trabalho, os resultados chegam naturalmente.
É simples. Mas não é algo necessariamente fácil!
Exige muita confiança nas pessoas, uma cultura bacana, processos bem conectados e clareza de onde queremos chegar.
Mas, cultivar todas essas coisas além de ser, pessoalmente, muito gratificante, compensa também em ótimos resultados para a empresa!
Até a próxima! 👋
Por mais empolgante que seja o seu trabalho, você precisa tirar uns dias off
Turnover: como reduzir a rotatividade de profissionais tech
Vamos investir juntos na diversidade?
“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.”
Peter F. Drucker
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ