Ver perfil

Indo além do “Fit Perfeito”

Impulso News
Indo além do “Fit Perfeito”
Por Impulso News • Edição Nº55 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.

Muitas empresas falam que buscam o “Fit Perfeito” quando buscam profissionais… Ou que têm processos para garantir o “Fit Perfeito”… Ou que conseguem fazer o “Fit Perfeito” nos seus fluxos de Recrutamento e Seleção… 
Inclusive nós, aqui na Impulso, falamos isso também.
Não sei se fomos os primeiros a usar essa expressão há quase 5 anos atrás… Mas, se não fomos, estamos entre os primeiros. 😄
Eu gostaria de explorar o que nós entendemos por “Fit Perfeito”, pois durante os últimos anos conversei com centenas de pessoas recrutadoras, e a nossa visão continua um pouco diferente da grande maioria do restante do mercado.
Pode parecer piegas ou filosófico demais, mas o que nos diferencia como seres humanos é a nossa personalidade, atitudes e valores. Isso é que nos traz identidade, e tem impacto em todas as áreas da nossa vida.
Inclusive como profissionais.
Aqui na Impulso acreditamos que as nossas diferenças individuais importam muito. Toda empresa tem uma visão de mundo, um objetivo, uma cultura. Então, na hora de contratar pessoas e montar times, preferimos ir além do fit técnico, e analisar não só o fit cultural, mas também o Fit de Propósito.
Uma pessoa que consegue refletir os valores da empresa no seu dia a dia é aquela que vai se “plugar” naturalmente com a empresa como um todo, e não só na posição ou cargo para a qual foi contratada.
Além disso, a maioria das empresas, na busca incessante pelo “Fit Perfeito”, tentam detalhar ao máximo as suas listas de requisitos e, pior ainda, buscam ainda mais incansavelmente por pessoas candidatas que encaixem e-xa-ta-men-te em todos esses requisitos.
Isso não é produtivo.
Aqui, ao buscarmos o Fit Perfeito, olhamos para a pessoa como um todo, para a empresa como um todo, e analisamos o potencial de ambas gerarem mais valor juntas no longo prazo.
Não faz sentido descartar uma excelente pessoa candidata, com um potencial imenso, só porque ela não atende um item ou outro de um famigerado checklist de requisitos. 🙄
Aqui a gente identifica quais são esses gaps, analisa o potencial da pessoa frente ao tamanho do investimento necessário para resolvê-los, e desenha um plano de desenvolvimento para isso
Após 12 anos montando, alocando e acompanhando times de tecnologia, sabemos que investir no desenvolvimento das pessoas é muito mais eficaz (e barato) do que esperar de forma imprevisível por uma pessoa que encaixe m-i-l-i-m-e-t-r-i-c-a-m-e-n-t-e na vaga.
As pesquisas da Gallup e GPTW já viraram clichês, mas elas continuam mostrando, ano a ano, que boa parte das pessoas não está feliz onde trabalha, e que o principal motivo de pedidos de demissão é por falta de alinhamento com sua liderança e cultura da empresa.
E, para buscar fit de Propósito, não dá para só olhar um currículo. Tem que conversar a fundo sobre a vida, história, personalidade, visão de mundo, perspectivas, sonhos, etc.
Isso é o real Fit Perfeito.
O Manifesto que fizemos para a Impulso dá uma ideia de qual é o nosso Propósito aqui. Qual o seu? 🚀
Ser líder nunca foi tão importante e tão difícil quanto agora
Crescimento brasileiro poderia ter um empurrãozinho
ManifestoTech.org
“Praticar a diversidade exige preparar seus times e a cultura organizacional para efetivamente receber pessoas diversas.”
Manifesto Tech
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ