Impulso News

Por Impulso News

O mito do esforço

#35・
420

assinantes

37

edições

Impulso News
O mito do esforço
Por Impulso News • Edição Nº35 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CEO Sylvestre Mergulhão.

A dificuldade de transcender a métrica de esforço e partir para a análise dos resultados é comum tanto em nossas vidas pessoais quanto em nossos ambientes de trabalho.
E o próprio sistema não ajuda muito: quase a totalidade dos que trabalham prestando serviço para alguém - incluindo a grande massa de trabalhadores com carteira assinada - recebem por hora trabalhada (unidade de esforço) e não por resultados entregues.
Não sei quem nasceu primeiro nesse caso. Se foi o ovo ou se foi a galinha. Ou seja: não sei se uma dificuldade inerente de pagar por resultados sempre existiu ou se as leis vieram por legisladores sem conhecimento e obrigaram todos a pagar pelo esforço. Aceito uma aula de quem conhecer a história por trás disso, hein? ;-)
O fato é que dado que essa a forma comum de se trabalhar há séculos, toda sociedade ficou viciada nesse modus operandi e ficamos todos, seja por uma característica intrínseca do ser humano ou por uma questão legal que nos colocou antolhos igual de cavalos, domesticados para medir e valorizar os esforços em detrimento dos resultados.
Vejo acontecer com frequência pessoas se vangloriando pelo seu esforço. Frases como “me esforcei muito”, “fiquei até X horas trabalhando” são comuns. Será que eram horas necessárias mesmo? Ou será que é apenas o vício e a vaidade pelo cumprimento de um esforço? 
Não romantize esse tipo de esforço. Transpareça para sua equipe que você não admira isso.
Deixe de usar o esforço como uma desculpa para si mesmo pelas suas falhas de priorização e estratégia por não atingir o resultado.
PareTalk #24 - O mito do esforço e a triste vida de quem não liga pra metas
PareTalk #25 | Aprendendo a priorizar com a matriz GMDR - PareTalk
Esta é a melhor forma de se organizar no dia a dia, segundo a Ciência | VOCÊ S/A
“Líderes não são responsáveis pelos resultados, líderes são responsáveis por pelas pessoas que são responsáveis pelos resultados.”
Simon Sinek
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ