Ver perfil

O que a Kari de 50 anos teria a dizer à de 46 anos

Impulso News
O que a Kari de 50 anos teria a dizer à de 46 anos
Por Impulso News • Edição Nº67 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo da nossa COO Karine (Kari) Silveira.

Assumi o desafio de criar uma imagem de quem eu gostaria de ser aos 50 anos e imaginar o que este personagem escreveria para mim. 😬
Guimarães, 17 de abril de 2025
Oi, Kari46!!!
Sou a Kari50 e sei que geralmente as pessoas fazem projeções para 10 anos mas, tantas coisas aconteceram nesses 4 anos que temos muito o que conversar. 🤗
Sei que você acabou de chegar de Paris depois de uma semana com nossa mãe e Léo. Como tudo na vida, nem tudo deu certo, e as coisas foram um pouco caóticas — com momentos difíceis. 
Nossa relação com nossa mãe nunca foi fácil, nunca foi resolvida, mas acho que, sinceramente, você fez o melhor que pôde nessa viagem. Ela sonhava em conhecer Paris e você se dedicou pensando nos melhores lugares e indo, inclusive, contra a sua premissa de nunca pegar táxi. 😋
Mas olhe, foi incrível descobrir o quanto Léo amadureceu — sabe se virar com o Francês que aprendeu na escola e, principalmente, conhece muito bem você ao ponto de não precisarem de muitas palavras. Ele está cada dia mais conectado com você e com o Rafa. E ele gosta disso! 
Foi um soco no estômago quando ele falou que morria de medo de você ficar doente e, especialmente, com Alzheimer. Ele já se pegou pensando muito sobre isso. 💔
Aproveitando este assunto, vou começar a primeira sessão. 
1. Ter uma vida mais saudável. 
Desde sempre, nós duas brigamos contra a balança. Dietas infinitas e loucas já passaram por nós, mas a decisão que você tomou hoje, de começar e manter uma vida saudável pelo máximo de tempo possível, além dos exercícios quatro vezes na semana + whey + creatina e vitaminas, ajudou bastante para os resultados aparecerem. Além disso, você não entrou na esquizofrenia dos resultados imediatos. Começou a inserir frutas, legumes, iogurtes e muita, mas muita água. 🚀
Ao longo desses quatro anos, foram 6kgs em 2022 e 6kgs em 2023, e continuamos mantendo esse peso aos 50.🏆
No final, tudo se resumia a diminuir o estresse do dia a dia, equilibrar o caos e se cobrar muito, muito menos. 
2. Família
Rafa continua sendo a sua pessoa. Acho que até ficamos mais próximos ao longo desses anos, ainda mais com a ida de Léo para a Universidade. Continuamos firmes e fortes nas séries e livros e, principalmente, conversando muito sobre eles. 
Sabe aquele seu sonho de simplesmente sair por aí, sem casa e passando de um a três meses em um lugar diferente? Estamos justamente começando a arrumar nossas mochilas e a de Trinity. Sim, ela vai com a gente. Ahhh… E temos um novo gato, o Aquiles. Ele também vai. Decidimos começar pela Escócia! 🚗
Agora vem um assunto que será sempre uma grande dor para nós duas: nossa mãe. O que fazer com ela? Uma relação cheia de culpa, dores, conflitos nunca resolvidos… E sei que você está nesse momento vendo-a bem mais velha, aos 82, morando sozinha em Salvador, e você super distante, apesar das idas constantes ao Brasil e todo o suporte que você dá à distância. 
Bem, quando ela voltou de Portugal, decidiu mudar de Salvador para Itabaiana para ter mais pessoas da família por perto. Acho que não foi uma decisão fácil para ela porque, no final, acho que ela queria morar em Portugal com você, Rafa e Léo. Mas seria uma mudança muito grande e um peso que nós duas sabemos que você não aguentaria carregar. 
Sim, você vai ter que lidar com isso: muita culpa, muita incerteza sobre o que você deve fazer e muitas idas ao Brasil contra a sua vontade. Até hoje nossa mãe é pauta nas minhas terapias. 💔
Nosso pai foi a nossa pessoa antes de Rafa, e você segurou as pontas em 4 anos muito difíceis, quando você trabalhava durante o dia e escrevia seu mestrado nas madrugadas no hospital com ele. Apesar de tudo, você estava lá, e rolaram conversas maravilhosas, além de uma relação de conselhos que ele, sendo ele, nunca poderia deixar de dar a você. 🖌
  • ninguém era melhor que você e isso significa ter tempo e atenção para conversar, e aprender com todas as pessoas;
  • ninguém poderia lhe agredir nenhuma vez e, se acontecesse, nada melhor do que delegacia e advogados;
  • ter dinheiro é ter liberdade para fazer o que se quer, mas para isso, é preciso aprender a gerir suas finanças com inteligência. Gaste com sabedoria e prazer;
  • a vida é uma só e nunca dará tempo de fazer tudo o que você deseja. Então, nunca esqueça que o seu tempo é valioso e precisa ser bem vivido;
  • nada de arrependimentos;
  • acostume-se a viver um dia de cada vez.
Nesses 4 anos, você melhorou bastante em relação a equilibrar o caos, mas não resolveu 100%. 🌪
3. Amigos
Você é uma pessoa de poucos amigos, mas muito especiais. Grazi, Cau, Lore e Cecília, Marcio Sena sempre estão por perto. 
E tem aquele outro grupo especial: Manu, Marcio, Cury, Cris, LC e Kari.
Rafa, Mergulhão e Léo são seus fiéis escudeiros. 
E o legal é que, nesses 4 anos, vocês conseguiram mais tempo para todos vocês. 
Ahhhh!! Nem te conto que Dan está na Impulso, como tanto queríamos. 
4. Carreira e Impulso
Esses últimos 4 anos foram uma loucura e eu nem esperaria menos de você. Nunca nos vimos fazendo pouca coisa. Foi uma loucura boa.
Você leu milhões de livros legais, criou uma agenda de conversas com pessoas interessantes de dentro e de fora da Impulso e participou de muitas Lives sobre a Cultura da Impulso, Carreira e Desenvolvimento de Lideranças. Os textos ficaram mais frequentes, proporcionando conversas interessantes nas redes sociais. 
Você realmente montou uma área de Cultura, Pessoas e Pets que escuta atenciosamente, resolve, inova e cria uma experiência memorável, mesmo para quem sai e, o melhor: você se divertiu. 
Agora, aos 50, consigo ver o quanto isso tudo nos divertiu e nos trouxe felicidade.
Nem preciso falar das mentorias com as lideranças da Impulso e com pessoas de fora também. Hoje faço parte de um grupo de mais de 1000 lideranças femininas e que mentoream outras mulheres nas suas carreiras. 
Sim, sim, você ainda participa de eventos da Network e do Comercial. 
Seus times foram aprendendo a trabalhar assincronamente, as reuniões diminuíram e agora trabalhamos 4 dias na semana. Foi massa… Cada time criou sua própria estrutura de organização e apresentou para você. 
Você, Mira e Mergulhão ainda não saíram 100% da Operação, mas estão quase lá. 
5. Outros projetos
  • Você conseguiu intensificar seu trabalho como voluntária na Sociedade de Proteção de Animais de Guimarães, e muitos gatinhos e gatinhas foram acolhidos por você temporariamente.
  • No final, você decidiu fazer um curso presencial de Aquarela e suas pinturas melhoraram muito. Sempre achei legal a sua coragem de postar mesmo as pinturas que não deram certo. 
  • Você fez alguns cursos online de filosofia e arte que te fizeram muito feliz, mas ainda não aconteceu aquele curso de um mês em Florença.
Para finalizar, te conto logo que o burnout melhorou muito, mas você ainda convive com ele. Hoje, aos 50 anos, vejo que poderíamos ter viajado mais, nos divertido mais, levando a vida com mais leveza e regada a amigos e vinhos. Ahhh, e se tivéssemos confiado em nós mais cedo, teria sido tudo mais fácil. 
Aprenda a respirar, diminuir a velocidade para poder contemplar a vida porque, em um piscar de olhos, tudo pode acabar.
Beijinhos,
Kari50
Minha História - Michele Obama
Episódio #3: “Trabalho remoto não dá certo” e inimigos da produtividade by Podcast Impulso News
4 Formas de Criar Uma Cápsula do Tempo - wikiHow
“Uma das lições com as quais eu cresci foi a de sempre permanecer verdadeiro consigo mesmo e nunca deixar que as palavras de alguém o distraiam dos seus objetivos.”
Michelle Obama
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ