Ver perfil

Qual é o time mais integrado: presencial ou remoto?

Impulso News
Qual é o time mais integrado: presencial ou remoto?
Por Impulso News • Edição Nº19 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo da nossa COO Karine (Kari) Silveira.

Desde o início da pandemia (que parece que não vai terminar nunca 😬), tenho feito algumas mentorias sobre Liderança de times remotos e sempre me perguntam:
“Ohh, Kari, como faço para meu time remoto ser tão integrado como o presencial?”
Uma coisa é certa:
Considerar que times presenciais são naturalmente mais integrados é uma ilusão.
É um mito comum entre profissionais inexperientes com o trabalho remoto, ou que até tiveram experiências não muito legais com algumas gestões ou empresas, por exemplo.
Precisamos desmistificar o conceito de 100% integrado. Remoto ou presencial, nenhum time é 100% integrado e isso não é um problema.😉
Para tornar uma equipe cada vez mais conectada, não existe uma única prática ou uma coisa que seja a mais importante a ser feita.
São necessários pequenos valores, uma cultura forte, políticas bem definidas que se complementam e se reforçam, permitindo que um time presencial ou remoto evolua e gere resultados.
Engajar e envolver as pessoas nas tomadas de decisão é imprescindível para a integração das equipes e, consequentemente, auxilia na entrega de projetos cada vez melhores.
Para aumentar a produtividade, melhorar os resultados gerados ou acelerar a tomada de decisões estratégicas, pode-se realizar, em um dia ou numa manhã, dinâmicas de ideação e co-design, por exemplo.
Atividades que envolvam muito papel, canetinhas coloridas, todas imersas em um ambiente de colaboração e criatividade, como o Miro, ou qualquer outra ferramenta que possa simular um quadro branco. 🖍
Por aqui, mantemos nossos times conectados, integrados e alinhados adotando ferramentas legais de comunicação, gestão de itens de trabalho, processos e colaboração.
Além disso, não podem faltar nossas reuniões semanais de acompanhamento e alinhamento, bem como - e não menos importantes - nossos happy hours, nossas “conversas de corredor” (aquelas que acontecem antes e depois das calls) e os muitos memes e emojis nos canais. ❤️
Por fim, é importante entender as variáveis do seu contexto e experimentar muito, identificar e validar pequenas práticas, definir processos, construir uma cultura forte, envolvendo todos na construção de uma política que vá além do papel.
Essa é a chave para a integração, e é isso o que permite que um time evolua e gere cada vez mais resultados, independente do sistema da empresa ser remoto ou não. 😘
Livro Soft Skills for Hard People: A Practical Guide to Emotional Intelligence for Rational Leaders (English Edition)
Livro Os 5 desafios das equipes
Miro: plataforma online de colaboração visual para equipes de trabalho
Quando os membros de uma equipe promovem conflitos produtivos e levam em consideração as perspectivas e opiniões de cada um, o grupo pode assumir um compromisso com a confiança e acatar uma decisão sabendo que se beneficiou das ideias de todos.
Patrick Lencioni, Os 5 desafios das equipes
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda.

Se você não quer mais receber essa newsletter, por favor cancele sua assinatura aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ