Ver perfil

Ter encontros presenciais não torna o trabalho Híbrido

Impulso News
Ter encontros presenciais não torna o trabalho Híbrido
Por Impulso News • Edição Nº45 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.

Por termos feito esse encontro anual de forma presencial isso faz de nós uma empresa com Trabalho Híbrido: remoto + presencial? 🤔
Não. Continuamos a ser 100% remotos!
O Trabalho Híbrido é aquele em que é exigido (reforço a palavra) que as pessoas estejam presencialmente no escritório em momentos do dia a dia, normalmente alguns dias por semana, para poderem colaborar juntas.
Algumas empresas inclusive estão criando contratos de trabalho diferentes para as pessoas 100% presenciais, 100% remotas e as “híbridas”, que contratualmente precisam estar por exemplo 60% do tempo presenciais.
O louco é que em alguns desses contratos, as pessoas 100% remotas não podem ir ao escritório! Simplesmente não faz sentido.
No Trabalho Híbrido, em teoria (reforço a expressão), iria-se obter o melhor do presencial com o melhor do remoto, porém, como o Mergulhão bem pontuou nesse artigo, na prática a realidade se impõe.
Voltando para o 100% remoto… A questão é que se encontrar presencialmente vez ou outra durante o ano é uma grande ferramenta para aumentar engajamento, moral do time, senso de pertencimento, obter novos insights e obter resultados diferentes por se trabalhar de forma diferente.
Mas veja: é vez ou outra no ano! Não é se encontrar vez ou outra na semana ou no mês! 😅 
Ter um escritório para encontros anuais, ou usar um espaço “off site”, e deliberadamente escolher fazer de forma presencial, não torna a empresa menos remota. Se os processos são desenhados para funcionar prioritariamente de forma remota, não há problema. Na verdade, depois de 12 anos rodando eventos anuais de forma presencial, o que vimos foi um grande impulso de performance de todo o time!
Desta forma, podemos contratar talentos de qualquer lugar, ter os times trabalhando no dia a dia de onde são mais produtivos , e usamos de forma cirúrgica encontros presenciais para reforçar a cultura e impulsionar os resultados de longo prazo.
Isso é ser 100% remoto de maneira sustentável!
The Worst of Both Worlds: Zooming From the Office - The New York Times
Hybrid work 'the most emotionally exhausting' arrangement, workers report | HR Dive
“Um dos benefícios secretos do uso de trabalhadores remotos é que o trabalho em si se torna o parâmetro para julgar o desempenho de alguém”.
Jason Fried, CEO do Basecamp e co-autor do livro Office Not Required
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ