Ver perfil

Você ainda trabalha 5 dias por semana?!

Impulso News
Você ainda trabalha 5 dias por semana?!
Por Impulso News • Edição Nº48 • Ver na web
Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.

Sua empresa ainda não adotou o modelo de 4 dias de trabalho por semana? Nem começou a analisar essa possibilidade para os seus times? Então é melhor começar, pois a Revolução do Trabalho não para. 🔥
Se você quer atrair e reter bons talentos e manter o seu negócio competitivo, precisa começar ontem! Assim como nos últimos 2 anos houve uma adoção em massa do Trabalho Remoto, acredito que nos próximos 3 ocorrerá o mesmo para a quantidade de dias de trabalho.
A Pandemia acelerou muitas transformações nas empresas e mudanças de comportamento nas pessoas. Especificamente no ambiente de trabalho, em 2021 ocorreu a “The Great Resignation”, com milhões de pessoas pedindo demissão dos seus empregos em todo o mundo. Apenas no mês de Novembro nos EUA, foram 4.5 milhões de novas saídas.
Nesta semana o CEO da Bolt, Fintech Unicórnio da Califórnia, anunciou a adoção do modelo de 4dww (four day work week) de forma definitiva para toda a empresa, que tem quase 600 funcionários. Eles fizeram testes durante o ano passado e identificaram melhorias significativas em todos os indicadores da empresa.
Movimentos como o “Conscious Culture | Bridging Humanity with Execution” estão cada vez mais fortes, impulsionados por jovens fundadores alinhados à uma forma diferente de encarar o trabalho.
Pessoalmente sou um grande entusiasta de formas diferentes para se entregar resultados. Parte do objetivo da minha área da Impulso, a Agilidade de Negócio, é melhorarmos continuamente o como fazermos nosso trabalho, para sermos cada dia mais adaptáveis e eficazes.
Quando fundamos a Impulso, há mais de 12 anos atrás, vimos que o trabalho presencial era uma crença limitante, por isso apostamos all in no trabalho remoto. Somos remote first até hoje (e cada dia mais!), fomos citados no livro “REMOTE: Office Not Required | Basecamp” e todo ano somos estudados por universidades europeias quanto ao nosso modelo de gestão.
Curiosamente, há cerca de 10 anos atrás nós implementamos algo semelhante ao 4 dias de trabalho por semana, em que tínhamos as “sextas-feiras de investimento”. Os times podiam trabalhar em qualquer coisa que quisessem neste dia e creio que rodamos por uns 3 anos anos nesse formato! 
Foram bons tempos… mas, infelizmente, voltamos atrás no modelo e tenho pensado muito sobre isso ultimamente…
Hoje, na Impulso, temos o que chamamos de “dias off ilimitados” 🏖. As pessoas podem se ausentar quando quiserem, bastando se sincronizar com seus times. 
Durante os últimos 6 meses implementei para mim as “sextas-feiras livres”, em que minha agenda fica bloqueada para reuniões e uso o tempo como acho melhor. Acabo estudando mais, praticando mais exercício, me alimento melhor e consigo meditar mais. Também “trabalho”, mas em coisas assíncronas com meus times ou em deep work que preciso fazer com calma.
Eu sempre volto muito mais energizado! E a restrição de tempo dos 4 dias de “trabalho oficial” me fazem ser muito mais efetivo e direto ao ponto. Pelo relato do CEO da Bolt, estes são exatamente alguns dos principais benefícios que eles identificaram também!
E você? Já pensou em fazer um experimento deste tipo?
Forget New Year’s Resolutions and Conduct a ‘Past Year Review’ Instead (#559) – The Blog of Author Tim Ferriss
Livro Trabalhe 4 horas por semana, do Tim Ferris
Podcast — The Tim Ferriss Show
“É impressionante como as pessoas ficam mais inteligentes quando recebem poder e liberdade para tomar decisões.”
Tim Ferriss
Curtiu essa edição?
Impulso News

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Impulso News via Revue.
Rua da Glória, 190, Sala 1002, Rio de Janeiro, RJ