Impulsocontrate a Impulso

Muito de pouco risco e pouco de muito risco

É engraçado que quanto mais o tempo passa e mais eu decanto conhecimento sobre tecnologia e investimentos financeiros, mais eu correlaciono esses dois mundos aparentemente distintos. Como já estou fazendo ambos há algumas décadas, consigo dar uns pitacos.

No final das contas somos sempre nós, seres humanos, com nossa dicotomia tradicional: queremos ganhar dinheiro – ter sucesso, lançar um produto, coloque aqui qualquer coisa que faça sentido pra você – no mercado, sem abrir mão da segurança de que vai dar certo. Mas não existe almoço grátis. Se tem cobertura do FGC para garantir a segurança, alguém está pagando esse seguro. E nesse caso, pagamos a fatura sem perceber… pagamos em rendimento, no baixo índice de rendimento nesse caso. Adicione ainda todos os incentivos, rebates e os conflitos de interesses de gerentes, agentes autônomos, etc, que todos nós já sabemos que existem há muito tempo, mas ficou escancarado publicamente para os desavisados com as recentes brigas midiáticas entre XP e Itaú.

Em software todos querem ser ágeis, abraçar a mudança, realizar a transformação digital em suas companhias, mas com a segurança de que no final tudo vai funcionar… A realidade em software é a mesma de um trader no mercado. Se você compra um ativo e ele derrete de preço, você foi um incompetente. Se você compra um ativo e ele se valoriza mil vezes, você foi um incompetente, pois poderia ter comprado muito mais desse ativo.

Sempre estaremos errados e nunca haverá a decisão ótima. O melhor a fazer é entender que o erro faz parte do processo, acostumar-se com ele e dormir sempre com o frio na barriga.

Um abraço e até mês que vem.

Conteúdo original em 05/08/2020.


Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍