Impulsocontrate a Impulso

O que podemos aprender com o dia 01/01/2023?

Karine SilveiraKarine Silveira

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados pelas lideranças da Impulso sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo da nossa Diretora de Operações e Cultura, Karine Silveira. Confira:

Independentemente da nossa posição política, como lideranças temos muito a aprender com a Cerimônia de Posse do Presidente Lula, no dia 01/01/2023. 🇧🇷

Lula e representantes de diversos segmentos sociais, que o entregaram a faixa presidencial, no dia 01/01/2023. Foto de Eraldo Peres/Reuters.

Enquanto eu assistia a cerimônia, me peguei pensando em quatro pontos, sobre os quais quero compartilhar com você, hoje:

  1. Inspirar as nossas pessoas
  2. Conciliar a Diversidade e as diferenças
  3. Saber tudo não é o caminho
  4. Reconhecer e demonstrar suas vulnerabilidades

Vamos lá?

1. Inspirar as nossas pessoas 💞

Não só com palavras, mas com comportamentos e atitudes. 

Quantos de nós já ouvimos a seguinte frase: “Quando crescer, quero ser igual a você”? Todas as vezes que alguém me diz isso, meu coração se enche de amor e de certeza de que estou no caminho certo como líder, mulher, mãe, amiga e pessoa (sim, não dá para separar esses papéis). 

No entanto, esta frase coloca sobre os meus ombros a minha responsabilidade de ajudar aquela pessoa a ser igual ou melhor do que eu.

Como líderes, estamos prontos para isso? 

Esse cuidado com os sonhos das pessoas é o que nos faz mais humanos — humanos verdadeiramente humanizados.

2. Conciliar a Diversidade e as diferenças 🫂

Gerações, desejos e ideologias distintas é o que mais encontramos no caminho. Como líder, o meu papel é conciliar e integrar pessoas e ideias diferentes ao meu time, ou empresa.

Isso significa aprender a escutar a cada um ativamente, buscar conhecê-los de verdade e, principalmente, reconhecer o que eu, como líder, consigo ou não ceder e o porquê. 

Essa habilidade de articulação e conciliação faz total diferença.

Especialmente em momentos difíceis, em que nossos times estão divididos ou, até mesmo, quando perderam a confiança nos colegas ou no propósito.  

3. Saber tudo não é o caminho 📚

Sei que gostamos do que fazemos e muitos de nós, em algum momento da nossa jornada, já nos tornamos egoístas, por medo de nos tornarmos desnecessários.

Mas, sempre contrate pessoas que sabem mais do que você, ou que apresentam o potencial de um dia serem melhores do que você.

Muito mais do que perfil técnico (não estou, de forma alguma, desmerecendo a necessidade de conhecimento técnico dos líderes), é preciso que você saiba liderar pessoas, ou seja, é fundamental extrair delas o maior potencial, além de fazê-las alcançar o sucesso e reconhecimento.

4. Reconhecer e demonstrar suas vulnerabilidades 💜

Antes de ser uma liderança, você é um ser humano, uma pessoa.

Então não tenha medo de demonstrar medo, receio, dúvida, tristeza, alegria, amor e nem reconhecimento às outras pessoas. 

Lembre-se que: um líder só é líder quando lidera um grupo de pessoas (ainda que você não tenha um cargo de liderança).

Independentemente de ter ou não votado no Presidente Lula, desejo que seu governo seja próspero, porque só encara uma liderança quem tem:

  • ousadia
  • coragem
  • resiliência
  • generosidade…

E o sonho de impactar positivamente a vida das pessoas ao seu redor.♥️

“A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas”.

— Malala Yousafzi.

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍