Impulsocontrate a Impulso

O Urso 🐻

Karine SilveiraKarine Silveira

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados pelas lideranças da Impulso sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo da nossa Co-fundadora e Diretora de Operações e Cultura, Karine Silveira. Confira:

Não vou falar de ursos fofinhos, então não vá embora. 😊

De repente, você assumiu um novo negócio e/ou um novo time.
Parece simples? Nem de longe. Na maioria das vezes, vira caos, pânico e desordem.👻

Para quem teve a oportunidade de assistir a série The Bear, sofreu e teve crises de ansiedade (essa sou eu)  junto com o personagem principal, Carmy, um jovem e talentoso Chef de cozinha, que abandona sua carreira em ascensão, passa assumir o The Beef 🥩, restaurante que herdou após a morte do irmão.

Sem dúvida, uma das melhores séries que já assisti. Episódios curtos, eletrizantes, em alguns momentos, paralisantes em virtude dos desafios cotidianos vivenciados pelas personagens.

Carmy deseja que o The Beef se torne o melhor restaurante de Chicago, afinal, ele é um chef premiado e com experiência em restaurantes de renome. Mas… são vários os desafios enfrentados:

  • Não houve passagem de bastão. Ele simplesmente assumiu;
  • Contabilidade, sistema financeiro e gestão de fornecedores ininteligíveis;
  • Operação e fluxos de trabalho pouco otimizados;
  • O time não foi contratado por ele e não confia nele;
  • Todos os dias ele escutou “isso sempre foi assim”;
  • Não deixar que quem queria inovar fosse desmotivado;
  • Resistência vindo de todos os lados;
  • Além dos desafios pessoais (teve que lidar com a morte do irmão e outras questões). 

Tudo ao mesmo tempo e agora. 🔥

 

Alguém se identificou? 🫂

Eu sim. Já me vi em contextos semelhantes em alguns, vários, momentos da minha trajetória. Então, enquanto eu assistia e sofria, fui pensando em algumas estratégias que adotei para superar esses desafios:

  1. Sem a confiança do time, nada acontece. Confiança é algo construído mas cole naquelas pessoas mais abertas. Elas serão boas aliadas.
  2. Antes de fazer qualquer coisa, conheça as pessoas do seu time: quem são, o que fazem, o que funciona ou não funciona para cada uma delas. Converse individualmente.
  3. Não chegue implementando o que você acredita, por mais que seja o que deve ser feito. Observe, por um tempo, o time trabalhando, como sempre fez, sem sua interferência.
  4. Mudanças assustam mais do que evoluções. Liste todas as mudanças que você deseja fazer e comece por aquelas que você efetivamente precisa fazer, ou seja, priorize.
  5. Nunca esqueça que as pessoas têm carinho pelas coisas que construíram e fazem por isso, precisam ser conquistadas. É nessa hora que os “porquês” são mais importantes do que o “como fazer”


No final, apesar de você ter chegado agora, aquela empresa, aquelas pessoas têm uma história valiosa para elas. 📚

Cabe a nós, líderes, conhecermos e valorizarmos as decisões que foram tomadas antes e encontrarmos generosidade e resiliência para seguirmos em frente com as evoluções que precisam ser feitas. 🔋

PARA LER, OUVIR, SEGUIR E AVANÇAR

Os Primeiros 90 Dias: Estratégias de sucesso para novos líderes

Elencado pela Amazon como um dos 100 livros sobre liderança que toda pessoa que assume esse papel precisa ler e eu super concordo! Acho que esta leitura pode ajudar muito, especialmente, pessoas que desejam ou acabaram de assumir um papel de liderança, ou um time novo. Um real e clássico guia sobre como dominar aspectos críticos da transição de carreira, assim como o título sugere, o livro norteia quais os principais passos para os primeiros 90 dias. Vale a pena ler.

Como Mudar o Mundo: Gestão de Mudanças 3.0

Se você gostaria de aprender sobre gestão de mudanças para tornar-se um/a agente de mudança mais eficiente, essa leitura pode ser para você. Gosto muito da maneira simples e direta que Jurgen Appelo, o autor, mostra como Agilidade tem a ver com Melhoria Contínua e como mudanças sistematizadas podem trazer melhoras significativas para as organizações, auxiliando, inclusive, no enfrentamento de diversos desafios, que temos no dia a dia no nosso papel como líderes/gestores.

Power Hunting: aumente confiança e retenha mais

Solução para quem quer aproximar, desenvolver e reter talentos tech. Com uma abordagem sistêmica e inovadora, nosso serviço trabalha os 3 principais pilares para construir relacionamentos de longo prazo e bem-sucedidos: nutrição da marca empregadora, seleção de pessoas com alto fit e desenvolvimento de carreirasVenha saber mais sobre o Power Hunting!

Eu acho que esse lugar poderia ser muito diferente de todos os outros lugares em que passamos. Mas, para que isso aconteça, precisamos comandar as coisas de forma diferente.”

O Urso (série)
Temporada, episódio 3.

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍