Impulsocontrate a Impulso

Os 5 desafios das equipes

O livro “Os 5 desafios das equipes”, de Patrick Lencioni, conta numa narrativa super leve um assunto muito complexo e põe o dedo na ferida dos principais desafios sobre liderança. As 5 disfunções, como também são chamadas em algumas traduções, geram um problema comum sofrido por muitas empresas: falta de foco e falta de resultados.

falta de confiança vem quando os membros da equipe não conseguem espaço para mostrar suas fraquezas e ser vulneráveis e abertos uns com os outros. Ela causa uma perda de tempo e energia. Os membros da equipe acabam utilizando comportamentos defensivos e demoram para pedir ajuda ou ajudar uns aos outros. Sobre vulnerabilidade, recomendo também o livro “A coragem de ser imperfeito”, da Brené Brown.

medo do conflito faz a equipe não conseguir ter um bom debate sobre coisas que importam. Os membros vão evitar o conflito, criando uma harmonia artificial e um ambiente de trabalho onde não expressam abertamente suas opiniões.

A falta de comprometimento torna difícil para os membros da equipe se comprometerem e aceitarem as decisões. Equipes produtivas tomam decisões conjuntas e transparentes. E isso só acontece quando elas estão confiantes de que tem com o apoio de cada membro da equipe. Para isso funcionar, não é necessário buscar consenso, mas sim garantir que todos sejam ouvidos.

Evitar responsabilizar os outros: quando a equipe não consegue resolver a falta de comprometimento, é muito difícil as pessoas assumirem responsabilidade. Em uma equipe que funciona bem, cada membro da equipe se responsabiliza pelas suas entregas, mas também lembra de responsabilizar os colegas e aceita quando é responsabilizado.

E por fim, sem ter todas as disfunções anteriores resolvidas, a equipe cai na falta de atenção aos resultados. Quando os indivíduos não são responsabilizados, os membros da equipe naturalmente tendem a cuidar de seus próprios interesses ao invés dos interesses da equipe. Para que sua equipe mantenha o foco nos resultados comuns é vital ter métricas claras para avaliar os resultados. Se a equipe já sabe como manter a responsabilidade mútua, eles vão se esforçar para buscar metas comuns e não individuais.

Um abraço e até mês que vem!

Conteúdo original em 09/09/2020.


Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍