O livro “Os 5 desafios das equipes”, de Patrick Lencioni, conta numa narrativa super leve um assunto muito complexo e põe o dedo na ferida dos principais desafios sobre liderança. As 5 disfunções, como também são chamadas em algumas traduções, geram um problema comum sofrido por muitas empresas: falta de foco e falta de resultados.
A falta de confiança vem quando os membros da equipe não conseguem espaço para mostrar suas fraquezas e ser vulneráveis e abertos uns com os outros. Ela causa uma perda de tempo e energia. Os membros da equipe acabam utilizando comportamentos defensivos e demoram para pedir ajuda ou ajudar uns aos outros. Sobre vulnerabilidade, recomendo também o livro “A coragem de ser imperfeito”, da Brené Brown.
O medo do conflito faz a equipe não conseguir ter um bom debate sobre coisas que importam. Os membros vão evitar o conflito, criando uma harmonia artificial e um ambiente de trabalho onde não expressam abertamente suas opiniões.
A falta de comprometimento torna difícil para os membros da equipe se comprometerem e aceitarem as decisões. Equipes produtivas tomam decisões conjuntas e transparentes. E isso só acontece quando elas estão confiantes de que tem com o apoio de cada membro da equipe. Para isso funcionar, não é necessário buscar consenso, mas sim garantir que todos sejam ouvidos.
Evitar responsabilizar os outros: quando a equipe não consegue resolver a falta de comprometimento, é muito difícil as pessoas assumirem responsabilidade. Em uma equipe que funciona bem, cada membro da equipe se responsabiliza pelas suas entregas, mas também lembra de responsabilizar os colegas e aceita quando é responsabilizado.
E por fim, sem ter todas as disfunções anteriores resolvidas, a equipe cai na falta de atenção aos resultados. Quando os indivíduos não são responsabilizados, os membros da equipe naturalmente tendem a cuidar de seus próprios interesses ao invés dos interesses da equipe. Para que sua equipe mantenha o foco nos resultados comuns é vital ter métricas claras para avaliar os resultados. Se a equipe já sabe como manter a responsabilidade mútua, eles vão se esforçar para buscar metas comuns e não individuais.
Um abraço e até mês que vem!
Conteúdo original em 09/09/2020.

Por Impulso
Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.
Compartilhar Compartilhar