Impulsocontrate a Impulso

Porque me senti um completo charlatão

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.


Aqui vai um longo desabafo sobre uma situação recente pela qual passei como líder e gestor.

Eu falo muito sobre como ser um líder e pessoa gestora melhor aqui na news, no LinkedIn, em artigos do meu blog e em conversas e mentorias com outras lideranças.

Já escrevi sobre a importância de recebermos bem novas pessoas nos nossos times, ou de como líderes nos mantermos flexíveis e equilibrados e pautar nossa gestão na confiança genuína nas pessoas.

Já falei sobre como a escuta ativa (de verdade) é chave para reduzir o turnover e como desenvolver sensibilidade como líder nos ajuda a tomarmos melhores decisões.

E, principalmente, falo muito sobre como engajar as pessoas que lideramos nesse mundo remoto, de forma humana e autêntica, nas pequenas ações do nosso dia a dia.

Mas, recentemente, eu não pratiquei NADA disso que falo. E, em uma “pequena” atitude, joguei tudo por terra.

Há algumas semanas, estávamos com todos os meus times presentes num evento que chamamos de Afiando o Machado

É um momento semanal para praticarmos alguma técnica do nosso trabalho, realizarmos algum treinamento de processos, discutirmos situações de problema e como resolvê-las ou esclarecer dúvidas recorrentes.

Ou seja, é um momento para apurarmos nossas skills, em conjunto.

Neste dia estávamos fazendo um role play, que é um treino simulando uma situação real. Em determinado momento, uma das pessoas fez uma sugestão para melhorar a dinâmica e eu fui um completo babaca…

…e a cortei de forma super ríspida: “Não, não, não! Vamos continuar como está e pronto.” 

Durou apenas alguns segundos, mas dado o momento no qual estávamos, os valores que defendo, meu tom de voz e o contexto da pessoa na empresa, o peso das minhas palavras foi muito, muito grande. 

Eu poderia tentar explicar o que pode ter me levado a esta atitude, mas a realidade é que eu errei. Ponto final. 

Como líder e gestor, é minha responsabilidade nutrir um ambiente em que todos possam ser ouvidos e colaborar. Um ambiente que faça florescer os melhores resultados de todos.

E não foi o que fiz. ☹️

Ao final da reunião, pedi desculpas para todos e, em seguida, também conversei individualmente com a pessoa. 

Agora está tudo bem, mas foram dias me sentindo um impostor completo…

Alguns dias a gente acerta, em vários outros, a gente erra. O importante é reconhecer, aprender com isso e seguir em frente.

Livro Masters of Scale
Livro Masters of Scalemastersofscale.com

Masters of Scale é o livro lançado esse mês pelo Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, que já coloquei na minha lista. Sou bastante curioso em saber das experiências de outras lideranças, especialmente dos seus erros e como aprenderam com isso.

Leaving A Planet In Crisis: Here’s Why Many Say The Billionaire Space Race Is A Terrible Idea
Leaving A Planet In Crisis: Here’s Why Many Say The Billionaire Space Race Is A Terrible Ideawww.forbes.com

Artigo interessante da Forbes trazendo um outro lado da moeda sobre o assunto da corrida espacial, ainda mais agora que na semana passada tivemos o voo com sucesso da SpaceX.

Codecon Digital | 25 de setembro de 2021
Codecon Digital | 25 de setembro de 2021codecon.dev

O Codecon é um evento que tenho o orgulho da Impulso patrocinar! Trará um gostinho do que pode vir a ser o Metaverso. Todo o ambiente do evento será modelado como um jogo, em que as pessoas poderão andar pelos ambientes e interagir umas com as outras. 

Algum dia em qualquer parte, em qualquer lugar indefectivelmente te encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de tuas horas.

Pablo Neruda

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍