Impulsocontrate a Impulso

Quer perder seus devs para os gringos?

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CEO Sylvestre Mergulhão.


Quer perder seus devs para os gringos?

Não é de hoje que o Brasil perde grandes talentos para empresas gringas

No mundo da tecnologia, o êxodo é enorme. Não critico quem vai. Eu mesmo trabalhei para empresas gringas entre 2006 e 2010 e não me arrependo desse passado. 

Mas, por que eu fui? 

Porque, na época, eu considerava antiquadas a cultura, os métodos e as ferramentas das empresas daqui do Brasil. Para mim, nunca foi pelo dinheiro, apesar de ser o fator decisivo para algumas pessoas. 

Na atualidade, as empresas brasileiras já têm capacidade de utilizar ferramentas (linguagens, hosting, ci, etc) de ponta… Tão de ponta quanto as gringas.

Restam como fatores de decisão a cultura e os métodos

Sobre os métodos

Eu estudo e trabalho com desenvolvimento Ágil (sou da escola do eXtreme Programming) desde 2004 ou 2005, não sei a data exata. 

Como alguém que pertence a esse meio durante todo esse tempo, ouso dizer que vi poucas empresas no Brasil que realmente tiveram a coragem de adotar métodos Ágeis. Lembrando que Ágil não quer dizer veloz, quer dizer capaz de se adaptar

Algumas empresas, incluindo muitas startups “modernas”, começaram a adotar agora, em 2021, métodos e métricas que são sabidos de serem ineficazes há décadas!

Sim, estão adotando hoje em dia, práticas que foram motivadores para eu não querer trabalhar em empresas brasileiras a mais de 10 anos atrás!

Vamos realmente repetir os erros e retroceder a esse passado?

Sobre a cultura

Estamos envoltos em empresas que atuam com trabalho do conhecimento. Programadores, designers, POs e todos os demais executam trabalhos do conhecimento, aquele trabalho quase intangível. 

São profissionais que, apesar de não precisarem ter tido uma educação formal, são altamente capacitados e inteligentes. São profissionais criativos. Em geral, odeiam o microgerenciamento.

Muitos preferem autonomia à segurança

Simplesmente não há mais espaço para o autoritarismo nesse ambiente. Ou as pessoas simplesmente vão embora, pelo mesmo motivo de eu ter ido embora tempos atrás! 

O colapso é i.mi.nen.te. 

Os CTOs e CIOs que converso se dizem muito preocupados com tudo isso. Mas chegam a ter suas taxas de turnover em profissionais de tecnologia até 6x mais altas do que temos com os profissionais na Impulso.

Por que será?

Parece que algo está sendo dito, mas não está sendo praticado por aí.

Post (muito) viral do Rafael Miranda sobre contratação de devs
Post (muito) viral do Rafael Miranda sobre contratação de devswww.linkedin.com

Meu sócio Rafael Miranda compartilhou no Linkedin um tweet seu – que havia viralizado – sobre contratação de devs pelos gringos. Vale a pena acompanhar a discussão.

Notícia: Brasileiros trabalham de casa para startups no exterior e mercado teme apagão de mão de obra - 25/05/2021 - Mercado - Folha
Notícia: Brasileiros trabalham de casa para startups no exterior e mercado teme apagão de mão de obra – 25/05/2021 – Mercado – Folhawww1.folha.uol.com.br

Movimento impulsionado pela pandemia leva a aumento de salários no setor de tecnologia.

Bluetalks: Relações e produtividade
Bluetalks: Relações e produtividadevideos.netshow.me

Nesse evento com o tema “Times de alta performance no trabalho híbrido pós-pandemia”, as pesquisadoras da área de Future of Work da IBM Research Heloísa Candello e Juliana Jansen, e eu, junto com minha sócia Karine Silveira, trouxemos uma reflexão sobre trabalho híbrido e remoto, especialmente depois da pandemia.

“Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama.”

Willian H. McRaven

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍