Impulsocontrate a Impulso

Será que não estamos em muitas “ditaduras”?

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo da nossa COO Karine (Kari) Silveira.


Para quem leu minha última news, quero dizer que minhas férias foram ótimas. Sobrevivi 15 dias sem olhar nada, nadinha, no Slack. Dessa vez, meu time perdeu a aposta.

E agora que voltei, andei pensando sobre o quanto nós tendemos ao exagero em várias realidades… Por exemplo, decisões pautadas exclusivamente em dados, a “necessidade” de estarmos felizes o tempo todo no trabalho e, para contratar alguém, há uma super utilização de ferramentas.

Contratação é um tema que está muito presente no meu dia e quero falar com vocês um pouco sobre isso. 

Frequentemente, surgem notícias de softwares que deixam pessoas de fora dos processos seletivos porque seus algoritmos funcionam criando padrões e critérios com base em pessoas consideradas referências na empresa. 

Não sou contra as ferramentas. Entretanto, me preocupo em relação ao quanto estão preparadas para cobrir a complexidade de conhecermos pessoas e identificarmos seus potenciais.

Aliás, esse é o meu desafio: equilibrar o uso de ferramentas e pessoas em todas as etapas do nosso processo de Montagem de Times de Tecnologia. 

Quando começamos a montar um novo time, fazemos o seguinte:

  • Nosso sistema analisa o perfil de mais de 90 mil profissionais, cruzando características das pessoas e do time que está sendo montado, e recomenda uma lista inicial ao time de Talentos.
  • Apesar dessas recomendações, não cortamos ninguém. Todas as pessoas da nossa comunidade recebem detalhes sobre o desafio, stack tecnológico, senioridade, habilidades comportamentais esperadas e, se desejarem, entram no processo seletivo. 
  • Conversamos com todas essas pessoas, tanto as indicadas pelo nosso algoritmo quanto as que estão motivadas e engajadas porque curtiram o desafio – pessoas que querem abraçá-lo e entraram no processo.
  • O fluxo envolve um time de mais de 50 pessoas, entre especialistas em tecnologia e nossa equipe de talentos, que realizam várias entrevistas. Essas conversas nos permitem identificar gaps técnicos e comportamentais, além de objetivos, motivações e quais desafios fazem sentido como próximo passo para a carreira de quem é entrevistado. 
  • E por fim, mas um dos pontos mais importantes: damos feedbacks concretos! Orientamos sobre como superar os gaps que encontramos, porque, no final, queremos fazer diferença na vida dessas pessoas — ainda que não venham a trabalhar com a gente naquele momento.

No futuro, lembrarão de nós com carinho. ❤️

Post sobre a
Post sobre a “ditadura da felicidade” | Karine Silveira no LinkedInwww.linkedin.com

Vi uma notícia sobre um sistema de controle que somente liberava a entrada de funcionários após detectar o sorriso deles e escrevi um post em meu Linkedin sobre o tema.

Os dados podem estar enganando
Os dados podem estar enganandowww.linkedin.com

Artigo do nosso CRO e co-fundador da Impulso Rafael Miranda no Linkedin sobre os perigos de confiar de forma irrestrita nos números, tornando as decisões reféns de uma espécie de “ditadura dos dados”.

Livro Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas
Livro Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistaswww.amazon.com.br

Recomendado por Bill Gates como um dos melhores livros de 2020, nele David Epstein explica como, em um mundo cada vez mais especializado, os profissionais mais valorizados e mais bem-sucedidos em suas áreas de atuação são os generalistas.

Dados são como lixo. É melhor você saber o que vai fazer com eles antes de coletá-los.

Mark Twain

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍