Olá, receba meu cumprimento com um footshake!
Quando passei para o 2o grau, fui estudar numa escola bem longe de casa. Pegava em torno de uma hora e meia de ônibus em cada perna. A ida às vezes era um pouco mais rápida e eu conseguia ir sentado. Mas a volta era sempre tensa… Às 18h, em pé, espremido e quase dormindo. Só não caía no chão, pois o ônibus era tão lotado que um corpo segurava o outro, que segurava o outro e o último estava espremido na porta. Se alguém tivesse corona naquela época, o ônibus inteiro estaria contaminado em minutos. Dá dor só de lembrar como era aquilo.
Já era época das ponto com. Eu desenvolvia sites e estudava linguagens de programação há alguns anos. Eu falava com minha mãe que não era possível o mundo ser assim. Todos saindo para trabalhar e estudar e voltando pra casa nos mesmos horários. Caos no trânsito. Poluição. Muito tempo perdido. Sempre achei que “alguma coisa iria acontecer” que fosse mudar essa realidade.
O tempo passou e em 2006 eu recebi uma proposta para trabalhar remotamente para uma empresa na Califórnia. Era uma época em que até Skype era ruim, mas era o melhor que havia na época para se falar a distância. O trabalho funcionou muito bem, obrigado. Me tornei o CTO da empresa e passei a liderar toda a equipe remotamente, que já estava espalhada por 3 ou 4 países.
Todo o aprendizado sobre trabalho remoto dessa época eu levei em 2010 para a então HE:labs, hoje, Impulso. Já fomos citados em vários locais sobre como se deu esse processo, incluindo um TEDx e no livro Remote, do Basecamp.
Se quiser saber mais sobre como trabalhar e liderar equipes inteiras de dezenas ou centenas de pessoas remotamente, fale comigo e me conte a sua história. Responderei cada mensagem individualmente. Quem sabe não conseguimos marcar um chopp? No próximo fim de semana estarei em São Paulo.
Aproveitando o Dia da Mulher do último domingo, lançamos em parceria com a Digital Innovation One, 10.000 bolsas de treinamento fullstack para mulheres. O curso é remoto, é claro. A coisa disparou tanto que acabou saindo na Exame. Realmente não esperávamos toda essa repercussão. Em breve, vamos lançar dentro da plataforma um bootcamp completo sobre Trabalho Remoto.
Um abraço e até mês que vem. Espero que sem vírus, é claro.
Conteúdo original em 11/03/2020.

Por Impulso
Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.
Compartilhar Compartilhar