Impulsocontrate a Impulso

Tabu: trabalhar com familiares e parentes

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.


Na maioria das empresas é proibido ter familiares, parentes, parceiros, filhos, namoradas ou qualquer tipo de relação pessoal, maior do que amizade, dentro do trabalho.

Aqui na Impulso não. Pelo contrário. ♥️

Nós não somos uma Empresa Familiar, no sentido de que fundadores e funcionários são da mesma família e o patrimônio e renda estão vinculados. Porém, não temos restrição quanto à relação entre as pessoas.

Sempre que se fala em ter, por exemplo, um filho, esposa ou marido na empresa, automaticamente as pessoas pensam em Nepotismo e condenam a decisão. Isto é até compreensível, basta ver na imagem abaixo o nível de corrupção mundial em que vivemos.

Índice global de corrupção (quanto mais escuro o país, mais corrupto) – fonte: https://transparenciainternacional.org.br/ipc/

Aqui na Impulso, enxergamos de forma diferente

Quando vamos abrir vagas na empresa, sempre começamos pedindo indicações para o nosso próprio time. E, diversas vezes, as pessoas indicam seus parentes. E tudo bem!

Nós entendemos isto como justamente um sinal de que o nosso time gosta tanto da gente, acredita tanto no nosso propósito e está tão engajado na nossa cultura, que indica não só amigos, mas seus familiares mais próximos também!

Racionalmente falando, se tenho por exemplo uma família de 3 pessoas, e as 3 trabalham na mesma empresa, elas estão tecnicamente compartilhando um risco financeiro mais alto, pois, se a empresa fecha, as 3 perdem seus empregos.

Porém, ao olhar sob outro ângulo, mais positivo, se estas 3 pessoas podem trabalhar num ambiente acolhedor, em que podem ser elas mesmas, ser felizes e produtivas, ter uma remuneração adequada e perspectivas concretas de crescimento pessoal e profissional, por que não?

Aqui na Impulso temos maridos e esposas, pais e filhos, primas, cunhados e provavelmente várias outras formas de parentesco. Na verdade, a gente nem controla isso. Para quê serviria esse controle, no final das contas?  ‍♂️

Como temos uma cultura muito forte, voltada para geração de resultados de forma humanizada e transparente, todas as pessoas são guardiãs de que não estamos comentando injustiças, dia a dia.

Ao conversar com outros empresários sobre o assunto, o que mais ouvi foi: 

  • “VOCÊ ESTÁ MALUCO!”, 
  • “ESTÁ PROCURANDO SARNA PARA SE COÇAR” e
  • “VOCÊ VAI VER QUE NÃO VAI DAR CERTO”. 

E ouvi histórias realmente estarrecedoras de problemas relacionados a familiares na empresa…

Bem… Já são longos bons anos com esta prática aqui, e nunca recebemos tantos elogios e nunca tivemos tantos parentes sendo indicados como hoje. Eu encaro como um grande sucesso!

Mas, não quer dizer que seja fácil

Nós tivemos há vários anos atrás a ajuda de um Psicólogo, especialista em disfunções organizacionais, que nos ajudou a perceber vários elementos característicos dessa nossa dinâmica e cultura. Ele nos ajudou a navegar bem neste cenário e foi fundamental para atingirmos a maturidade que temos hoje.

Especificamente no meu caso, em que eu e Kari somos casados e trabalhamos juntos na Impulso, nós desenvolvemos com o passar dos anos algumas práticas e “técnicas” que nos ajudam a equilibrar melhor as coisas no nosso dia a dia. Alguns deles são: 

  1. Temos apelidos diferentes, um para a vida de colegas de trabalho e outro para a vida de casados. No trabalho somos “Mira” e “Kari”, em casa somos…
  2. Como trabalhamos em home-office e estamos na mesma casa, eventuais reuniões com somente nós 2, priorizamos fazer pelo Zoom (como todas as reuniões da empresa). Mas, caso na hora do cafezinho a gente acabe falando de trabalho, implementamos as técnicas que descrevi aqui.
  3. Aprendemos, com o tempo, a identificar assuntos que é melhor não trazermos “para casa” e manter só no trabalho. Esse foi o ponto mais difícil e vale um artigo dedicado… Mas a introdução é: quando você chega em casa no final do dia, geralmente você conversa com seu parceiro ou parceira sobre como foi o dia de trabalho, conta algumas coisas, fala mal do chefe , etc… E alguns assuntos podem fazer as coisas se misturarem demais e prejudicar a relação. ⚠️

Bem, fica para um próximo artigo falar mais sobre isso… Se você tiver interesse, responde aqui que escrevo! 

E se você também passa por situações de trabalhar com familiares, me conta a sua história, pois tenho muita curiosidade em saber!

Abraços, e até a próxima! 

Succession: por que a série da HBO é tão boa? (crítica)
Succession: por que a série da HBO é tão boa? (crítica)www.tecmundo.com.br

Uma das minhas séries dramáticas preferidas, mostra um outro lado da moeda: como uma empresa familiar, regida pelo nepotismo e corrupção, se desenrola em um dia a dia de intrigas, disputas e injustiças. Super recomendo assistir!

Sustentabilidade emocional: a saúde mental na estratégia corporativa | Você RH
Sustentabilidade emocional: a saúde mental na estratégia corporativa | Você RHvocerh.abril.com.br

Artigo bastante completo da VOCÊ-RH, que aborda a importância de se investir em diversos tipos de sustentabilidade, incluindo a emocional. Por exemplo, teria sido muito útil para nós na Impulso quando começarmos a ter parentes na empresa.

Sua empresa não deveria buscar Lucro — Rafael Miranda
Sua empresa não deveria buscar Lucro — Rafael Mirandarafaelmira.com

Artigo que escrevi em 2016, 6 anos atrás, sobre a importância de termos empresas sustentáveis, visando criar Prosperidade de uma maneira mais holística, do que apenas Lucratividade.

“Produtividade sustentável é a capacidade de trabalhar sem causar danos à saúde e aos relacionamentos.”

Izabella Camargo

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍