Impulsocontrate a Impulso

Ter encontros presenciais não torna o trabalho Híbrido

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.


Por termos feito esse encontro anual de forma presencial isso faz de nós uma empresa com Trabalho Híbrido: remoto + presencial?

Não. Continuamos a ser 100% remotos!

O Trabalho Híbrido é aquele em que é exigido (reforço a palavra) que as pessoas estejam presencialmente no escritório em momentos do dia a dia, normalmente alguns dias por semana, para poderem colaborar juntas.

Algumas empresas inclusive estão criando contratos de trabalho diferentes para as pessoas 100% presenciais, 100% remotas e as “híbridas”, que contratualmente precisam estar por exemplo 60% do tempo presenciais.

O louco é que em alguns desses contratos, as pessoas 100% remotas não podem ir ao escritório! Simplesmente não faz sentido.

No Trabalho Híbrido, em teoria (reforço a expressão), iria-se obter o melhor do presencial com o melhor do remoto, porém, como o Mergulhão bem pontuou nesse artigo, na prática a realidade se impõe.

Voltando para o 100% remoto… A questão é que se encontrar presencialmente vez ou outra durante o ano é uma grande ferramenta para aumentar engajamento, moral do time, senso de pertencimento, obter novos insights e obter resultados diferentes por se trabalhar de forma diferente.

Mas veja: é vez ou outra no ano! Não é se encontrar vez ou outra na semana ou no mês!  

Ter um escritório para encontros anuais, ou usar um espaço “off site”, e deliberadamente escolher fazer de forma presencial, não torna a empresa menos remota. Se os processos são desenhados para funcionar prioritariamente de forma remota, não há problema. Na verdade, depois de 12 anos rodando eventos anuais de forma presencial, o que vimos foi um grande impulso de performance de todo o time!

Desta forma, podemos contratar talentos de qualquer lugar, ter os times trabalhando no dia a dia de onde são mais produtivos , e usamos de forma cirúrgica encontros presenciais para reforçar a cultura e impulsionar os resultados de longo prazo.

Isso é ser 100% remoto de maneira sustentável!

The Worst of Both Worlds: Zooming From the Office - The New York Times
The Worst of Both Worlds: Zooming From the Office – The New York Timeswww.nytimes.com

Artigo recente do NY Times, começando a trazer resultados de pesquisas que demonstram os impactos negativo do Trabalho Híbrido e como as empresas precisam modelar seus processos melhor se forem seguir nesse caminho.

Hybrid work 'the most emotionally exhausting' arrangement, workers report | HR Dive
Hybrid work ‘the most emotionally exhausting’ arrangement, workers report | HR Divewww.hrdive.com

Outro artigo recente, agora da HR Dive, com dados ainda preliminares de pesquisas demonstrando o aumento de ansiedade nos times em função do dia a dia do Trabalho Híbrido.

Hybrid work anxiety is causing employee burnout | McKinsey

Deep dive da McKinsey sobre burnout nos times de grandes organizações em função da falta de clareza e falhas de comunicação acerca de como o Trabalho Híbrido se desenrolará no dia a dia, e como isso desencadeia uma série de medos e anseios nas pessoas.

“Um dos benefícios secretos do uso de trabalhadores remotos é que o trabalho em si se torna o parâmetro para julgar o desempenho de alguém”.

Jason Fried, CEO do Basecamp e co-autor do livro Office Not Required

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍