Impulsocontrate a Impulso

Vivendo com intencionalidade

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CEO Sylvestre Mergulhão.


Vivendo com intencionalidade

Recentemente eu estava ouvindo um podcast com o Rafael Hansen, onde ele comenta sobre viver com intencionalidade.

O termo me chamou atenção, pois eu não havia lido ou escutado esse termo especificamente. Já o conteúdo trouxe mais um ponto de vista sobre organização pessoal, decisões e autonomia que há tempos já fazem parte do meu cotidiano.

Mas teve uma coisa que veio a mais em minha mente ao ouvir o podcast e eu não consigo explicar como acabei fazendo essa conexão naquele momento. São bastante conhecidos alguns experimentos psicológicos sobre o comportamento humano e sobre como pessoas boas podem agir de forma moralmente questionáveis.

Um dos mais famosos é o Experimento de Milgram onde os participantes são aliciados a executar eletrochoques em outros participantes. E posteriormente houve também o Experimento da Prisão de Stanford. Ambos os experimentos são questionados sobre sua validade científica na íntegra. Mas é impossível não fazer analogias com os excessos que são de conhecimento público que acontecem no mundo real, como foi o escândalo internacional da prisão de Abu Ghraib e os tantos outros que acontecem em todos os lugares (aqui no Brasil, nem é preciso comentar, correto?).

Quem, enquanto jovem (às vezes nem tão jovem assim), não fez alguma coisa só por pertencimento ao grupo que atire a primeira pedra. Seja de forma sutil ou hostil, o ambiente tem a capacidade de tirar o nosso livre arbítrio.

Estou apenas obedecendo ordens?

Estou tendo autorresponsabilidade sobre as minhas ações?

O que estou fazendo agora se conecta com os meus valores?

Estou tomando decisões morais questionáveis e influenciando negativamente a vida de outras pessoas?

E sobre a minha própria vida, em relação a coisas que não afetam outras pessoas: estou fazendo agora e priorizando coisas que realmente me interessam? Ou será que estou reagindo apenas ao ambiente e às coisas que me demandam? Estou apenas carregado pelas circunstâncias, deixando a vida me levar? Quando terei tempo para ficar com minha família se eu não reservo tempo para isso? Como posso me aprimorar em determinado assunto, se o tempo de estudo não está nunca reservado na minha agenda?

Falando nisso tudo, me lembro que preciso aumentar o tempo dedicado aos treinos… Tenho uma meia-maratona para correr em outubro. É a reta final.

Viver com intencionalidade é assumir essas responsas! Dá um trabalho danado isso. É de se entender o motivo de tanta gente só ir pela maré.

Rafael Hansen fala sobre a construção de melhores hábitos com foco na produtividade - Astella Playbook | Podcast on Spotify
Rafael Hansen fala sobre a construção de melhores hábitos com foco na produtividade – Astella Playbook | Podcast on Spotifyopen.spotify.com

Rafa Hansen é um empreendedor, investidor de Venture Capital e atleta de esportes radicais. Como founder da Setta ele vem construindo uma plataforma que ajuda os usuários organizar o dia, as prioridades e os melhores hábitos. Apresentação: Edson Rigonatti e Daniel Chalfon.

Philip Zimbardo: Philip Zimbardo: Como pessoas comuns se tornam monstros... ou heróis | TED Talk
Philip Zimbardo: Philip Zimbardo: Como pessoas comuns se tornam monstros… ou heróis | TED Talkwww.ted.com
Philip Zimbardo sabe que é muito fácil para pessoas boas se tornarem más. Nesta palestra, ele compartilha percepções e fotos inéditas dos julgamentos de Abu Ghraib. Depois ele fala sobre o outro lado: como é fácil se tornar um herói e como nós podemos alcançar isso.

Filme
Filme “O experimento de Milgram”globoplay.globo.com

Lançado em 2015, esse filme é baseado no experimento realizado pelo psicólogo Stanley Milgram, além de outros momentos importantes de sua vida. O experimento foi uma das bases para seu livro Obedience to Authority, que levanta a questão: quais os limites da obediência e de viver uma vida delegando a outros a responsabilidade pelas suas decisões?

“Ponha uma pessoa boa num ambiente que sofre de declínio moral e essa pessoa ficará suscetível a lapsos éticos.”

Simon Sinek

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍