Impulsocontrate a Impulso

Você ainda faz sprints de mais de uma semana?

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.


Recentemente o Kent Beck, um dos 17 signatários originais do Manifesto Ágil e criador do método Extreme Programming (XP) e do Test-driven Development (TDD) falou como se arrepende de ter criado o termo “Iterações” para denominar os ciclos de trabalho para construção de software.

Curiosamente, o Ron Jeffries, também signatário no Manifesto e co-criador do XP, no mesmo dia falou como se arrepende de ter criado ou defendido o conceito de “Velocidade” para medir a quantidade de trabalho entregue pelo time num ciclo de trabalho para construção de software.

Ambos os posts foram motivados pelo aniversário de 21 anos do Manifesto, e eles aproveitaram para refletir sobre coisas que criaram ou defenderam, mas que se perderam ou se “deturparam” com o tempo.

Originalmente a palavra “iteração” se deveu a uma relação com o processo Iterativo e Incremental, com incrementos sendo adicionados ao produto de forma contínua e cíclica

Faz todo sentido, não?!

O mesmo valeu para o conceito de “velocidade”. Originalmente seu propósito era apoiar o time a identificar a quantidade de trabalho que podia pegar de forma repetível, contínua e sustentável

Ou seja: uma excelente ferramenta! 

Mas, com o tempo, ambos os conceitos foram inflados com complexidades adicionais, sofreram falhas de interpretações, foram aplicados em contextos diferentes do que se propunham e geraram mais problemas do que soluções.

Em muitas organizações existem debates longos e acalorados apenas para se definir o tamanho de uma sprint. Muitas vezes, criam processos e cálculos complexos para isso. 

Deve-se levar em consideração os finais de semana? E feriados? E folgas ou ausências médicas das pessoas do time? E se começar numa terça-feira? Vamos colocar uma pré-planning? E no mês de Fevereiro? E nos anos bissextos?  

Imagino que você deve ter ouvido falar do conceito de “Dias Ideais”… E assim vai… ‍♂️

Não preciso nem falar dos problemas gerados pelo conceito de “velocidade” com o passar dos anos:

  • Pressão para os times “aumentarem a velocidade”
  • Comparação de times e pessoas mais ou menos “produtivas”
  • Técnicas complexas para estimativas mais “precisas”

Já vi empresas atrelando seus modelos de bônus, metas, avaliação de desempenho, promoção e demissão à velocidade do time ou velocidade de cada pessoa individualmente. Não faz o menor sentido! 

Quando criamos a Impulso, a gente foi no simples para todas as áreas da empresa, e continuamos assim por mais de uma década: Planejamento e Revisão Semanal. Ponto

Nada de “dias ideais”, cálculos ou discussões complexas, métricas de vaidade ou tentativas frustradas de prever o imprevisível. Nada de incentivos perversos, métricas facilmente burláveis e jogos do tipo “você finge que faz e eu finjo que acredito”.

Tudo são “ciclos de uma semana”, de segunda a sexta.

Se tiver um feriado no meio, aquele ciclo será menor. Se uma pessoa fica doente, entregamos menos naquela semana. Se um grande problema ou oportunidade surge, faz parte e estaremos ali, semanalmente olhando pro que precisa ser feito e entregando.

Simples assim.

E se você ainda usa tamanho de sprint que não seja em semanas, ou usa o conceito de Velocidade como base para seus planejamentos… Lembre que as pessoas que criaram esses conceitos, há mais de 20 anos, não os utilizam mais e não recomendam mais o seu uso!

Grande abraço!

Mito: o que não é medido não é gerenciado | Revue
Mito: o que não é medido não é gerenciado | Revueapi.impulso.news

Neste artigo mostro como esta célebre frase, repetida inúmeras vezes nos cursos de gestão, MBAs e posts virais no LinkedIn, nunca foi falada. E, pior, o autor falou justamente o contrário!

Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe, de Adam Grant
Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe, de Adam Grantwww.amazon.com.br

O livro Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe, de Adam Grant, demonstra de forma muito clara a importância de repensarmos conceitos, como não é um problema mudar de opinião e formas de criar uma Cultura de Aprendizado Contínuo na sua vida pessoal, profissional e empresa.

Aprendendo “na marra” a trabalhar em time | Revue
Aprendendo “na marra” a trabalhar em time | Revueapi.impulso.news

Aqui eu relato como foi minha experiência no Mestrado em Mecatrônica, em que fomos postos à prova para nos auto-organizar como time e, mesmo sem processos elaborados ou métricas rebuscadas, foi possível finalizar o projeto com louvor… mas com muito suor e sangue também!

“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo.”

Manifesto Ágil

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍