Impulsocontrate a Impulso

Você ainda trabalha 5 dias por semana?!

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nessa semana, confira este artigo do nosso CRO Rafael Miranda.


Sua empresa ainda não adotou o modelo de 4 dias de trabalho por semana? Nem começou a analisar essa possibilidade para os seus times? Então é melhor começar, pois a Revolução do Trabalho não para.

Se você quer atrair e reter bons talentos e manter o seu negócio competitivo, precisa começar ontem! Assim como nos últimos 2 anos houve uma adoção em massa do Trabalho Remoto, acredito que nos próximos 3 ocorrerá o mesmo para a quantidade de dias de trabalho.

A Pandemia acelerou muitas transformações nas empresas e mudanças de comportamento nas pessoas. Especificamente no ambiente de trabalho, em 2021 ocorreu a “The Great Resignation”, com milhões de pessoas pedindo demissão dos seus empregos em todo o mundo. Apenas no mês de Novembro nos EUA, foram 4.5 milhões de novas saídas.

Nesta semana o CEO da Bolt, Fintech Unicórnio da Califórnia, anunciou a adoção do modelo de 4dww (four day work week) de forma definitiva para toda a empresa, que tem quase 600 funcionários. Eles fizeram testes durante o ano passado e identificaram melhorias significativas em todos os indicadores da empresa.

Movimentos como o “Conscious Culture | Bridging Humanity with Execution” estão cada vez mais fortes, impulsionados por jovens fundadores alinhados à uma forma diferente de encarar o trabalho.

Pessoalmente sou um grande entusiasta de formas diferentes para se entregar resultados. Parte do objetivo da minha área da Impulso, a Agilidade de Negócio, é melhorarmos continuamente o como fazermos nosso trabalho, para sermos cada dia mais adaptáveis e eficazes.

Quando fundamos a Impulso, há mais de 12 anos atrás, vimos que o trabalho presencial era uma crença limitante, por isso apostamos all in no trabalho remoto. Somos remote first até hoje (e cada dia mais!), fomos citados no livro “REMOTE: Office Not Required | Basecamp” e todo ano somos estudados por universidades europeias quanto ao nosso modelo de gestão.

Curiosamente, há cerca de 10 anos atrás nós implementamos algo semelhante ao 4 dias de trabalho por semana, em que tínhamos as “sextas-feiras de investimento”. Os times podiam trabalhar em qualquer coisa que quisessem neste dia e creio que rodamos por uns 3 anos anos nesse formato! 

Foram bons tempos… mas, infelizmente, voltamos atrás no modelo e tenho pensado muito sobre isso ultimamente…

Hoje, na Impulso, temos o que chamamos de “dias off ilimitados” . As pessoas podem se ausentar quando quiserem, bastando se sincronizar com seus times. 

Durante os últimos 6 meses implementei para mim as “sextas-feiras livres”, em que minha agenda fica bloqueada para reuniões e uso o tempo como acho melhor. Acabo estudando mais, praticando mais exercício, me alimento melhor e consigo meditar mais. Também “trabalho”, mas em coisas assíncronas com meus times ou em deep work que preciso fazer com calma.

Eu sempre volto muito mais energizado! E a restrição de tempo dos 4 dias de “trabalho oficial” me fazem ser muito mais efetivo e direto ao ponto. Pelo relato do CEO da Bolt, estes são exatamente alguns dos principais benefícios que eles identificaram também!

E você? Já pensou em fazer um experimento deste tipo?

Forget New Year’s Resolutions and Conduct a ‘Past Year Review’ Instead (#559) – The Blog of Author Tim Ferriss
Forget New Year’s Resolutions and Conduct a ‘Past Year Review’ Instead (#559) – The Blog of Author Tim Ferrisstim.blog

Estratégia bastante interessante e pragmática do Tim Ferriss, focada em analisar objetivamente o seu passado ao invés de tentar prever o seu futuro. Pretendo experimentar algo.

Livro Trabalhe 4 horas por semana, do Tim Ferris
Livro Trabalhe 4 horas por semana, do Tim Ferriswww.amazon.com.br

Se você nunca leu esse livro, pare tudo e leia agora! Eu li há mais de uma década e imagino que alguns dos hacks apresentados já não façam tanto sentido no mundo de hoje, mas este livro é uma grande inspiração para quem quer “mudar de rumo” no trabalho.

Podcast — The Tim Ferriss Show
Podcast — The Tim Ferriss Showtim.blog

Um dos melhores podcasts da atualidade, que acompanho há muitos anos. Com entrevistas muito interessantes com grandes personalidades, ele faz um deep dive em como pessoas expoentes ou “diferenciadas” no seu segmento, conseguiram chegar lá. Super recomendo!

“É impressionante como as pessoas ficam mais inteligentes quando recebem poder e liberdade para tomar decisões.”

Tim Ferriss

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍