Skip to main content
Impulso News

Volta ao presencial, ditadura dos dados e +

Impulso News • Edição nº28

Toda semana, temos aqui uma edição com conteúdos escritos e curados por Sylvestre Mergulhão, Karine Silveira e Rafael Miranda sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Mas deixamos uma semaninha de folga para eles e trouxemos aqui uma curadoria exclusiva.

Boa leitura! 😉


PARA LIDERANÇAS

Admirável mundo novo

Uma pesquisa da Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, apontou que 70% dos profissionais afirmam que voltar à rotina do escritório seria “difícil” e “estranho”, e ainda consideram o trabalho remoto o novo normal. Mas, aparentemente, alguns querem as pessoas de volta ao escritório. O caso mais emblemático – e paradoxal – é o Google. A Reuters resolveu recentemente conferir uma calculadora de pagamentos do Google e previu que a empresa pode reduzir salários de quem resolva permanecer trabalhando remotamente. Você pode entender mais detalhes nesta reportagem da CNN sobre o assunto.

Big (Data) Brother

E falando em mundo moderno, vazou recentemente o e-mail de Aleksandr Agapitov, CEO da empresa de serviço de pagamentos Xsolla, enviado para funcionários demitidos. No e-mail, o CEO afirma que a demissão aconteceu porque foram considerados “desinteressados e improdutivos” com base numa análise realizada pelo time de big data. Remete a “Nosedive”, terceiro episódio da temporada 1 da série Black Mirror. Vale assistir.

Abaixo a datadura

Na eminência de uma espécie de ditadura dos dados, como evitar ser controlado por eles? Pesquisadores da Northwestern University parecem ter encontrado a solução que consiste em três maneiras para proteger a própria privacidade: greve de dados, contaminação de dados e contribuição consciente de dados. Para entender melhor, vale conferir este artigo do MIT Review sobre o assunto.

ATUALIDADES TECH

Easynvest agora é Nu Invest

O Nubank anunciou ontem (17) a todos os seus clientes que a Easynvest, plataforma de investimentos comprada recentemente pelo banco digital, passa a ser Nu Invest. É mais um passo dado para ampliar a experiência da marca Nu no mercado financeiro.

La Casa de Criptomoedas

O maior roubo de criptomoedas da história ainda não acabou. O hacker (ou grupo hacker) responsável pelo ataque à plataforma Poly Network parecia ter chegado ao fim quando o vilão da história resolveu devolver quase todos os US$ 600 milhões que roubou. Mas a novela ganhou novos capítulos a partir de uma nova série de ameaças e exigências. Você acompanha as novidades aqui.

Não me perturbe (mesmo)

Depois da iniciativa Não Me Perturbe – uma espécie de cadastro antispam de ligações – não ter atingido plenamente os fins esperados pela Anatel, a agência resolveu abrir uma consulta pública com a proposta de inserir o prefixo 0303 nas chamadas de Telemarketing ativo. Para opinar, acesse o link da consulta pública.

PARA SEGUIR, ASSISTIR E OUVIR

Mario Sergio Cortella no Linkedin
Mario Sergio Cortella no Linkedinwww.linkedin.com

O professor, escritor e filósofo Mario Sergio Cortella compartilha diariamente em seu Linkedin uma série de reflexões, pensamentos para lideranças, além de seus comentários na Academia CBN, programa que participa de segunda a sexta na Rádio CBN. Vale acompanhar.

Yuval Noah Harari: Porque o facismo é tão tentador e como seus dados podem fortalecê-lo | TED Talk
Yuval Noah Harari: Porque o facismo é tão tentador e como seus dados podem fortalecê-lo | TED Talkwww.ted.com

Neste TED, Yuval Noah Harari, professor israelense de História e autor dos best-sellers Sapiens e Homo Deus, surge por meio de um holograma para explicar a diferença entre fascismo e nacionalismo e o que a consolidação dos nossos dados significa para o futuro da democracia.

Data Hackers | Podcast on Spotify
Data Hackers | Podcast on Spotifyopen.spotify.com

E como estamos falando bastante sobre dados nessa edição, vale a pena conferir os diversos episódios do podcast oficial do Data Hackers: a comunidade brasileira de Data Science, Machine Learning, Data Engineering e Big Data.

“Guerra é 90% informação.”

Napoleão Bonaparte

Por Impulso

Conteúdos sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility, escritos e selecionados especialmente pelas lideranças da Impulso.

Assine minha lista
Ao assinar você estará concordando com nossa Política de Privacidade.