Impulsocontrate a Impulso

Segurança Psicológica: o caminho para Zona de Aprendizagem e Alta Performance

Thais SampaioThais Sampaio

Toda semana, temos uma edição com conteúdos escritos e curados pelas lideranças da Impulso sobre Inovação, Liderança, Transformação Digital e Business Agility. Nesta semana, temos este artigo da nossa coordenadora de Montagem de Times, Thaís Sampaio. Confira:

Na última edição, conversamos um pouco sobre Segurança Psicológica. A importância de líderes proporcionarem um ambiente seguro para se expressar, interagir, aprender e pertencer para terem mais confiança e cooperação em suas equipes.

A fim de te auxiliar no desenvolvimento da segurança psicológica em seus times, deixo aqui contribuições sobre o caminho a ser trilhado para termos uma equipe confiante e cooperativa, através das muitas leituras que fiz sobre o tema:

  • Alinhe os propósitos – o que cria o senso de pertencimento e engajamento com algo é o propósito. Deixe claro quais são suas expectativas sobre as tarefas das pessoas e que estas, de fato, estejam alinhadas com as possibilidades de entrega de cada uma.
  • Demonstre vulnerabilidade – reconheça a sua própria possibilidade de falhar, até porque todos somos falhos. Quando as pessoas estiverem dispostas a assumirem riscos, esse reconhecimento poderá impulsioná-las à cooperação e também ao aumento da confiança entre as pessoas.
  • Torne os erros momentos claros de aprendizado – equipes de alta performance não são aquelas que não erram, mas sim aquelas que acreditam que errar faz parte do processo e, portanto, buscam melhoria contínua através do aprendizado gerado na falha.
  • Dê feedbacks – convide a pessoa a trilhar o caminho, demonstrar o racional utilizado por ela e, juntos, identifiquem o que poderia ser melhorado. Conheça seus liderados, descubra qual a forma de feedback é mais eficaz para cada um e saiba quando seu liderado está reativo, saber identificar quando um feedback se tornou um campo de batalha e encerrar este momento é fundamental para que, em outro, seja uma construção eficiente.
  • Faça reuniões one-on-ones – esteja disposto a ouvir as pessoas que lidera, se interesse por conhecer o que os motiva, o que os deixa apáticos, crie um espaço onde elas se abram, falem sobre suas dificuldades, e não se sintam-se julgadas por isso.

Para saber se está no caminho certo para desenvolver segurança psicológica entre os seus times, esteja sempre de olho no gráfico abaixo. Um ambiente psicologicamente seguro sempre está no quadrante da Zona de Aprendizagem e Alta Performance:

padrões de desempenho

Zona de Apatia: não existe uma busca por resultados, tampouco um ambiente seguro. Não há protagonismo, pois as pessoas não se sentem seguras, tampouco responsáveis pelos seus processos.

Zona de Conforto: quando exacerbamos na tentativa de promover um ambiente seguro e não alinhamos as expectativas, o que promove confusão do senso de urgência, falta de profissionalismo e  ausência de transparência e feedbacks. Nesta zona, apresentam-se baixos padrões de performance e alta segurança psicológica.

Zona de Ansiedade: há alta pressão por resultados e ausência de um ambiente seguro que permita falhas e aprendizagem. É comum que as pessoas não assumam erros e fiquem, inconscientemente, resistentes a qualquer tipo de feedback. Aqui a falta de confiança e o medo limitam a performance.

E o que seria Zona de Aprendizagem e Alta Performance?

Quando há segurança psicológica aliada à busca por resultados. As pessoas não têm medo umas das outras, se sentem livres para contribuir, podem se comunicar abertamente e sabem que essa prática evita problemas, erros e aumenta as oportunidades de melhoria.

Segurança psicológica não tem a ver com evitar desconfortos e embates e sempre fazer vista grossa para os erros,  tem a ver com escuta e respeito. Trata-se de praticar franqueza e honestidade, sempre com gentileza e empatia.

Se erros ocorrerem, daremos um feedback claro, honesto e de forma construtiva. As conversas difíceis irão existir sempre visando resolver os problemas. Assim, quando possibilitamos que as pessoas se sintam seguras, direcionamos nossa força de trabalho para enfrentar os perigos externos e para aproveitar as oportunidades.

Se você já pratica a segurança psicológica no seu time e na sua organização, me conta um pouco o que você percebeu. A segurança psicológica alavancou o desenvolvimento dos seus times e promoveu mais resultados de maneira sustentável? Vou amar trocar uma ideia contigo a respeito desse assunto!😘

PARA LER, OUVIR, SEGUIR E AVANÇAR

5 chaves para uma equipe bem sucedida

Neste artigo, Julia Rozovsky, analista de operações de pessoas do Google compartilha descobertas de uma pesquisa realizada ao longo de dois anos, por meio de mais de 200 entrevistas com seus profissionais, eles analisaram mais de 250 atributos de mais de 180 equipes ativas do Google e encontraram cinco características que diferenciam as equipes de sucesso das outras equipes do Google. Vale a pena a leitura!

Os 4 Estágios da Segurança Psicológica

Neste livro, Timothy R. Clark, ex-CEO, cientista social e consultor organizacional, apresenta um verdadeiro guia para líderes que querem criar uma estrutura capaz de transformar suas organizações em santuários de inclusão e incubadoras de inovação. Por meio da construção da segurança psicológica que cria um ambiente onde as pessoas sentem-se totalmente engajados e encorajados a contribuir com seus melhores esforços e ideias.

Humanidade + Tecnologia: Liderança de Alto Impacto

A Kari Silveira e o Rafael Miranda, cofundadores da Impulso, estreiam em abril, deste ano, a formação Liderança de Alto Impacto, através do Software Zen. Dentre os conteúdos abordados, “Como criamos sentimento de pertencimento em equipes remotas”, “Ouvir é importante, mas agir também” e “Empatia como motor da inovação” estarão em pauta. Acesse e saiba mais!

“As pessoas precisam se sentir seguras para serem quem são – para falar quando têm uma ideia ou quando sentem que algo não está certo.”
(tradução livre)

Eunice Parisi-Carew

Edições anteriores

Carregando...

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Receba nossa newsletter

Receba quinzenalmente uma ação concreta para você alcançar e manter resultados excepcionais com seus times, sem burnout.

Pronto, em breve você vai receber novidades 👍